Domingo, Fevereiro 25, 2024
Domingo, Fevereiro 25, 2024

SIGA-NOS:

Turismo de Portugal relança programa de formação Upgrade 2.0

O Turismo de Portugal vai iniciar esta segunda-feira, dia 15 de novembro, uma nova versão do Programa Upgrade 2.0. Trata-se de uma formação gratuita dirigida aos profissionais do setor realizada na Academia Digital.

Esta iniciativa, anunciada pela Secretária de Estado do Turismo durante o 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, operacionaliza mais uma das medidas previstas no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro. Rita Marques destaca que, “esta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação dos profissionais do setor, com o objetivo de contribuir para que os colaboradores das micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores e gestores do turismo, adquiram novos conhecimentos e desenvolvam competências que lhes permitam estruturar os negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística”.

O Programa Upgrade apresenta, nesta nova edição, um formato revisto e ainda mais direcionado. Segundo informa o comunicado do Turismo de Portugal, além de ser mais curto, o número de MasterClass e Webinars foi reforçado e focam-se em temáticas específicas ajustadas às necessidades dos participantes. Paralelamente, disponibiliza um Programa de Mentoria para apoiar os profissionais na sustentabilidade do negócio.

O Programa está estruturado em dois percursos formativos, que se complementam, dedicados à Transformação Digital e à Sustentabilidade e que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente, à medida da disponibilidade e interesse de cada profissional, com uma estrutura flexível que se ajusta às necessidades dos participantes.

“O objetivo é partilhar conhecimentos que lhes permitam alavancar a sua transformação digital, alicerçada no modelo de negócio de cada empresa, e definir caminhos de sustentabilidade que adicionem valor às pessoas e aos territórios onde estão integradas, reforçando o papel de liderança do setor do turismo na dinâmica da economia local e nacional, na preservação e regeneração dos recursos e na criação de modelos de trabalho mais justos e inclusivos”, refere o cdocumento.

O percurso de capacitação digital tem a duração de 60 horas de formação e pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, desde as competências essenciais de literacia digital até às competências mais exigentes do Marketing Digital, que “potenciem uma transformação digital intrínseca e geradora de valor para os negócios e para as pessoas”.

Já o Upgrade Sustentabilidade totaliza 45 horas formativas, com vista a contribuir para a criação de uma cultura de valor e de inovação sustentável, através da integração de boas-práticas de sustentabilidade nos seus três pilares – ambiental, económica e social – numa abordagem 360º, nomeadamente, práticas que promovam o consumo eficiente de água e de energia.

A formação conta com a participação de vários convidados, entre entidades públicas, empresários, gestores, peritos, assim como associações empresariais e profissionais, Universidades e empresas, para partilhar conhecimentos e boas práticas em matéria do contributo do digital e da sustentabilidade para o negócio.

A primeira edição do Programa Upgrade decorreu entre dezembro de 2020 e junho 2021, com a realização de 449 ações de formação para um total de 32.393 participantes.

O Programa Upgrade 2.0 decorre na Academia Digital do Turismo de Portugal, em regime live training. No final da formação, os participantes recebem um Certificado de Formação Profissional atribuído pelo Turismo de Portugal e pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img