Terça-feira, Fevereiro 20, 2024
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Turismo de Portugal vence European Enterprise Promotion Awards com Selo Clean & Safe

O selo Clean & Safe venceu o 1.º Prémio Nacional dos European Enterprise Promotion Awards – EEPA, na categoria de “Empreendorismo Responsável e Inclusivo”. O prémio reconhece o projeto como “uma iniciativa pioneira e inovadora que tem contribuído de forma decisiva para a projeção e afirmação de Portugal como destino seguro”, afirma comunicado de imprensa do Turismo de Portugal.

Criado pelo Turismo de Portugal em 2020, o Selo Clean & Safe visou então distinguir as atividades turísticas que assegurassem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo do vírus covid-19 e de outras eventuais infeções. Foi igualmente desenvolvida e implementada uma plataforma de gestão do projeto que registava e disponibilizava as respetivas adesões, bem como delineado e concretizado um programa de formação e capacitação dirigido a todos os aderentes e que atingiu mais de 42 500 pessoas.

“Em plena crise pandémica, este projeto revelou-se mais do que uma mera ferramenta de preparação das empresas do setor do turismo para responder à emergência de saúde pública, assumindo um papel essencial na retoma da atividade turística e na manutenção da excelência de Portugal enquanto destino turístico”, sublinha o comunicado enviado esta segunda-feira, 10 de outubro.

Em junho de 2022 passou a estar disponível a nova versão do Selo Clean & Safe, que passou a ser um instrumento de apoio às empresas para a “gestão de crises”. “Mantendo o enfoque na questão sanitária, continuando a promover a excelência no desempenho higiénico-sanitário das empresas e entidades aderentes, passa a prever outras eventuais crises de saúde pública (como outras pandemias, além da covid-19, ou ondas de calor), bem como uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos (caso dos incêndios rurais, as inundações, os sismos ou tsunamis) e de constrangimentos internacionais (como por exemplo o cibercrime)”.

Segundo o Turismo de Portugal, o elevado índice de adesões, que ultrapassou os 23.000 aderentes, e a projeção, tanto a nível nacional como internacional, são demonstrativos do sucesso e da credibilidade do projeto.

Os EEPA distinguem boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e servem de inspiração para os agentes da envolvente empresarial, quer a nível nacional, quer a nível europeu, por atuarem ativamente na criação de um ecossistema coletivo promotor do desenvolvimento empresarial.

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