Turismo do Algarve: Balanço “positivo” da promoção externa da região no primeiro semestre

-PUB-spot_img

O Turismo do Algarve faz um “balanço positivo” da atual estratégia de promoção externa desenvolvida ao longo do primeiro semestre do ano, resultando num aumento de dormidas e hóspedes.

Em comunicado, o Turismo do Algarve sublinha que tem apostado na diversificação da oferta, bem como na promoção turística direcionada a segmentos específicos, procurando atrair visitantes para o destino turístico e consolidar “o reconhecimento do Algarve como destino para todos os gostos”.

A estratégia de promoção externa resultou, entre janeiro e junho de 2024, num aumento do número de dormidas (+2.8%), de hóspedes (+3.1%), de passageiros que aterraram em Faro (+3.3%) e de voltas de golfe (+6%), face ao período homólogo do ano anterior.

A par disto, a Associação Turismo do Algarve (ATA), que é responsável pela promoção turística externa do destino, tem continuado a expandir a sua base de associados, com a adesão de 15 novas empresas da região no primeiro semestre. A ATA conta agora com um total de 391 associados.

Nos primeiros seis meses do ano, observou-se um “número recorde” de empresas associadas que se candidataram aos apoios financeiros para Planos de Comercialização e Vendas para mercados externos. Foram recebidas 99 candidaturas, 85 das quais “foram elegíveis para desenvolver esse plano com o apoio do Turismo do Algarve, o que se traduziu num financiamento total de campanhas de marketing internacional na ordem dos 2 milhões de euros”, indica o Turismo do Algarve.

Campanhas de marketing, eventos e visitas ajudam a promover o Algarve

De 1 de janeiro a 30 de junho, o Turismo do Algarve apostou em campanhas de marketing, feiras e eventos do setor e visitas ao destino como parte da sua estratégia de promoção externa.

“O primeiro semestre serviu para preparar várias campanhas de marketing, realizadas em parceria com operadores turísticos e companhias aéreas, com vista a potenciar reservas nos próximos meses e até ao final do ano”, refere o Turismo do Algarve, que destaca em particular colaborações com a Easyjet, British Airways, Lufthansa, Volotea, Air Transat, Condor e Jet2.com.

Neste sentido, foram realizadas 11 campanhas de co-marketing com companhias aéreas provenientes de nove mercados, juntamente com 21 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e OTA’s, provenientes de 12 mercados. Destas 21 campanhas com operadores turísticos e OTAs, 11 foram campanhas multiprodutos, sete de golfe e três de natureza / desporto / cyling & walking. Além disto, o Turismo do Algarve lançou 18 campanhas de co-marketing, que ainda estão a decorrer, com operadores turísticos e OTA’s, provenientes de oito mercados.

Por outro lado, a participação em feiras e eventos do setor do turismo é “uma estratégia fundamental para aumentar o interesse pelo Algarve, facilitando o contacto direto com potenciais clientes e parceiros”, ao possibilitar o networking e a identificação de novas oportunidades de negócio.

“No primeiro semestre de 2024, realizaram-se já várias dessas iniciativas, com destaque para a reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA); a participação na convenção norte-americana da IAGTO; a presença no L.E./MIAMI – um dos eventos mais exclusivos para profissionais dedicados ao turismo de luxo nos EUA e a participação no Global Meeting & Incentive Travel Exchange”, lê-se na nota de imprensa.

Ao longo destes seis meses, o Algarve esteve presente em 32 feiras/eventos internacionais: seis eventos de MICE, 16 eventos multiprodutos, dois eventos de golfe e oito eventos de natureza / desporto / cyling & walking, segundo a informação divulgada.

A organização de visitas ao destino desempenha também um papel relevante na estratégia de promoção turística do Turismo do Algarve, que “continua a valorizar a importância que jornalistas e influenciadores têm como divulgadores e prescritores do melhor que a região tem para oferecer”.

O semestre assinalou também a primeira vez que o Turismo do Algarve participou na TBEX Europe, “a maior conferência dedicada a criadores de conteúdos e influenciadores de viagens e lifestyle na Europa”.

Entre janeiro e junho, foram realizadas 44 visitas de imprensa, que contaram com 51 participantes provenientes de 11 mercados, assim como dez visitas de familiarização, em que participaram 80 operadores/agentes de viagens provenientes de 14 mercados

Mercados de longa distância cada vez mais interessados na região

O Turismo do Algarve indica ainda que, ao longo do primeiro semestre, observou-se o crescimento do interesse pelo Algarve de turistas oriundos dos Estados Unidos (+11,4%), Canadá (+16,5%) e Brasil (+4,3%), “consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos”.

“De recordar que, para capitalizar este aumento da procura, o Turismo do Algarve decidiu reforçar, desde o início do ano, as ações promocionais direcionadas aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, como forma de incentivo a um maior número de visitas à região e contributo para a amplificação das rotas aéreas que ligam o destino a estes mercados”, destaca o Turismo do Algarve na mesma nota de imprensa.

“Além do turismo de lazer, a procura pelo Algarve como destino para a realização de eventos profissionais é uma das motivações de visita que tem estado a crescer de forma evidente, atraindo a atenção de vários mercados, incluindo os EUA, mesmo não havendo ainda voos diretos para Faro”, acrescenta.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img