O Turismo do Algarve vai marcar presença, pela primeira vez, na FINE WineTourism Marketplace, cuja 6.ª edição decorrerá a 5 e 6 de março de 2025, na Feria de Valladolid, em Espanha.
Em comunicado, o Turismo do Algarve afirma que a FINE WineTourism Marketplace “é uma referência para profissionais do enoturismo, promovendo destinos vinícolas e impulsionando novas oportunidades de negócio no setor”.
A participação do Turismo do Algarve, que se insere na candidatura Internacionalizar+ Algarve 3.0, inclui um espaço próprio para reuniões e apresentação da sua oferta ao nível do segmento do enoturismo. A entidade disponibilizará materiais promocionais, como guias de vinhos e gastronomia da região.
No espaço Algarve, a Comissão Vitivinícola do Algarve, que é responsável pela rota Algarve Wine Tourism, promoverá também provas de vinhos.
Após o evento, de 7 a 11 de março, o Algarve Golden Terroir, território algarvio candidato a Cidade Europeia do Vinho 2026, organizará em parceria com o Turismo do Algarve uma viagem de familiarização ao destino que permitirá aos participantes “descobrir, em primeira mão, as experiências enoturísticas da região”.
Citado no comunicado, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, afirma que “a participação na FINE 2025 é uma excelente oportunidade para consolidar o Algarve como destino de referência no enoturismo, reforçando a presença no mercado espanhol e noutros mercados internacionais. Além do pós-tour, que permitirá aos participantes vivenciar in loco o nosso território e a sua oferta diversificada e complementar, a participação inclui também um evento B2B, reunindo cerca de 75 compradores nacionais e internacionais, proporcionando uma plataforma estratégica para networking e promoção das regiões vitivinícolas”.
Criada em 2020, a FINE WineTourism Marketplace contou, no ano passado, com 140 expositores de Espanha, Portugal e Itália e atraiu 84 operadores turísticos de 23 países. De acordo com estimativas da organização, o enoturismo gerou 7 mil milhões de dólares em 2021, com projeções para atingir 13 mil milhões até 2026.