Um recente relatório concluiu que, em 2025, o setor assistirá à ascensão do “Everything Traveller”, uma mistura multifacetada do antigo e do novo viajante que reflete a mudança do paradigma das viagens.
Este hóspede, segundo a análise, procura uma mistura estratégica de destinos tradicionais e populares, confiando mais em comunidades online do que em sugestões pessoais. São movidos por eventos e desejam passar mais tempo no local. Além disso, preocupam-se com o preço, mas estão dispostos a investir em extras e no respeito pelo ambiente.
Estas conclusões são tiradas do Changing Traveller Report 2025 da SiteMinder, um inquérito sobre alojamento que entrevistou 12 mil viajantes em 14 países.
72% dos inquiridos procura férias no estrangeiro
Em 2025, os viajantes vão explorar o estrangeiro mais do que nunca, com 72% a planear uma viagem ao estrangeiro, contra os 65% em 2024. No entanto, são menos os que planeiam viajar exclusivamente para o estrangeiro, com o número dos que tencionam fazer viagens nacionais e internacionais a quase duplicar, ano após ano.
O Japão é o destino que a maioria (13%) tem em vista, sendo os viajantes da Tailândia e da Indonésia os mais propícios a viajar para este país asiático. Seguem-se os EUA (9,5%) e a França (9%) como os destinos mais populares. Quando viajam, é mais provável que um em cada dois viajantes compre um pacote de viagens, mas não quer desfrutá-lo com estranhos, e menos de 1% planeia viajar como parte de um grupo turístico.
Motores de busca são os mais utilizados para pesquisar um hotel
O relatório afirma que 36% dos viajantes tenciona começar a sua pesquisa por hotéis através de um motor de busca, contra os 26% em 2024. Os Baby Boomers lideram esta tendência (42%).
A utilização de fóruns quase duplicou, especialmente entre os jovens viajantes norte-americanos e alemães, ultrapassando as sugestões de familiares e amigos, que diminuíram pelo terceiro ano consecutivo.
No momento da reserva, 42% opta por uma agência de viagens online, um aumento de 3% face a 2024. Por outro lado, as reservas diretas diminuíram 1% para 27%. Mais de metade (52%) afirma ter abandonado uma reserva online devido a uma má experiência, com as taxas mais elevadas no México e na Índia.
46% dos inquiridos opta por um quarto standard
Globalmente, 46% dos viajantes planeia reservar um quarto standard para as suas estadias de 2025. Os programas de fidelização também estão a influenciar as escolhas, com 24% a regressar aos hotéis por causa de certos benefícios.
À semelhança do ano passado, 92% dos viajantes planeia gastar o mesmo valor no alojamento. Já 87% está disposto a gastar mais dinheiro com o pequeno-almoço e 70% prefere pagar mais por uma estadia ecológica.
Quase 2 em cada 3 viajantes têm mais probabilidade de viajar para um evento
As viagens para eventos estão a crescer, com 65% dos viajantes a afirmar que é mais provável viajarem para um evento este ano do que há 12 meses. Esta percentagem aumenta para 83% entre a Geração Z e 96% entre os jovens viajantes da Índia e da Indonésia. 58% reserva o hotel após uma semana da compra do bilhete e 7% espera até ao último minuto.
No que diz respeito ao preço, 65% concorda que os hotéis devem ajustar as suas tarifas consoante os períodos de maior afluência – uma tendência mais comum entre os jovens citadinos.
Os viajantes querem passar mais tempo no hotel em 2025
Apesar do aumento das viagens para eventos, mais de 50% espera passar “a maior parte do tempo” ou “bastante tempo” no seu hotel em 2025. Para isso, as almofadas e a roupa de cama surgem como a caraterística mais importante do quarto, especialmente entre os viajantes de Espanha, França e Itália. Seguem-se acomodações como a vista do quarto (53%) e o controlo da temperatura (35%).