Numa semana em que o país testemunhou a apresentação do projeto para o novo Aeroporto na região de Lisboa, o Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte expressa a necessidade de não esquecer a região, solicitando um maior investimento na infraestrutura aeroportuária que serve não só a Região Norte, mas também uma considerável parte da Região Centro e até mesmo da região autónoma da Galiza.
Embora se reconheça o atual progresso e crescimento alcançado, ano após ano – destacando um aumento de 16% em 2023 em comparação com o período homólogo, atingindo 15 milhões de passageiros – o presidente do Conselho Estratégico, Bernardo Trindade, sublinha a importância e urgência de alertar para a necessidade de investimento neste aeroporto, a fim de manter esses níveis de crescimento. O país e a ANA Aeroportos “têm de dotar este equipamento estratégico para a região de condições de serviço ao cliente, de gestão do espaço aéreo, nas suas áreas de terra e ar, compatíveis com a ambição que caracteriza esta região”.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, acrescenta que “é imperioso, enquanto País, não repetirmos sempre os mesmos erros e, por isso, devemos acautelar, desde já, o investimento neste Aeroporto, evitando futuros e previsíveis constrangimentos, que prejudicariam gravemente a região e o país”, enfatizando a necessidade de aprender com os erros cometidos no Aeroporto de Lisboa.
É importante recordar que o Aeroporto do Porto recentemente conquistou o primeiro lugar no seu segmento em termos de desempenho, superando a classificação de aeroportos localizados em algumas das principais capitais europeias. De acordo com o Ranking AirHelp Score, o Aeroporto do Porto foi considerado o melhor aeroporto português, ocupando a 91ª posição entre 194 aeroportos avaliados em todo o mundo. “No entanto, importa referir que este Aeroporto caiu 37 lugares, sendo por isso um alerta a ter em consideração”, afirma o Turismo do Porto e Norte.
O Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte, reunido na cidade do Porto, no Palácio da Bolsa, analisou e validou o Plano de Atividades e Orçamento para 2024. Isso foi feito tendo em mente a evolução extremamente positiva que toda a região tem apresentado nos principais indicadores até outubro, comparando com o mesmo período do ano anterior: hóspedes (+15,7%), proveitos totais (+25,9%) e dormidas (+15,6%).
Destaca-se também que o crescimento nos proveitos sempre superou o número de hóspedes, mantendo-se acima da média nacional, refletindo a crescente qualificação do destino com a melhoria da receita por turista. O conselho elogia a aposta estratégica nos mercados de longa distância (EUA, Canadá, Brasil), reconhecendo este fator como decisivo para “o aumento da estada média, combate à sazonalidade e crescimento em valor”.
“O Conselho Estratégico, como órgão consultivo da Entidade Regional e da Agência Regional de Promoção Externa do Turismo do Porto e Norte, reafirma o seu total compromisso em ser um parceiro ativo na região, estando disponível para contribuir positivamente em todos os temas que visem a valorização deste importante território”, conclui o Turismo do Porto e Norte.



