Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

UE implementa novo sistema de dados biométricos para viajantes britânicos

Os viajantes britânicos terão de apresentar as suas impressões digitais e imagem facial capturada quando entrarem na União Europeia, a partir do próximo outono. As novas medidas, que entram em vigor no dia 6 de outubro, fazem parte do Sistema de Entrada/Saída (EES), que se aplica aos titulares de passaportes fora do bloco europeu.

De acordo com uma notícia publicada no The Times, os dados biométricos das impressões digitais e das imagens faciais serão recolhidos na primeira entrada de um passageiro na UE e verificados em cada visita.

Além disso, a Getlink, o operador do túnel do Canal da Mancha, está a construir, em Kent, uma nova instalação de 67 milhões de libras (77,4 milhões de euros), para processar os titulares de passaportes de países terceiros. A nova infraestrutura terá capacidade para receber 500 carros por hora.

A União Europeia descreve o SES como “um sistema informático automatizado para registar os viajantes de países terceiros, tanto os titulares de vistos de curta duração como os viajantes isentos de visto, sempre que atravessam uma fronteira externa da UE”. Além dos dados biométricos, o sistema registará também o nome da pessoa, o tipo de documento de viagem e a data e o local de entrada e saída.

“Os passageiros terão de deixar os seus carros e utilizar os novos terminais informáticos para registar os seus dados biométricos antes de passarem pelo controlo fronteiriço francês”, lê-se no artigo. No que diz respeito às viagens aéreas, o artigo refere que os passageiros britânicos terão de registar os seus dados biométricos à chegada da UE.

Contudo, em meados de 2025, prevê-se a entrada de um novo sistema de isenção de vistos: o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que permitirá aos viajantes de países terceiros entrar no espaço Schengen da Europa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img