Sábado, Novembro 26, 2022
Sábado, Novembro 26, 2022

SIGA-NOS:

UE pode suspender acordo de facilitação de vistos com a Rússia esta semana

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-Membros da União Europeia (UE) vão reunir-se esta semana, nos dias 30 e 31 de agosto, esta terça e quarta-feira, numa reunião informal em Praga, para tomar uma decisão sobre a questão da proposta de proibição de turistas da Rússia.

De acordo com uma reportagem do Financial Times, em vez da proibição, que até agora é apoiada por menos da metade dos Estados-Membros, os ministros das Relações Exteriores suspenderão o acordo de facilitação de vistos com a Rússia, assinado em 2007.

Recorde-se que a Comissão Europeia suspendeu parcialmente o acordo de facilitação de vistos com a Rússia em fevereiro deste ano para as seguintes categorias: cidadãos russos que são membros das delegações oficiais da Rússia; governantes russos e membros dos parlamentos; membros do Tribunal Constitucional russo e do Supremo Tribunal; portadores de passaportes diplomáticos válidos da Federação Russa; e empresários russos e representantes de organizações empresariais.

Agora, ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados-Membros da UE querem suspender totalmente o acordo e retirar todos os cidadãos russos dos benefícios decorrentes deste acordo, mas a medida pode não ser a única a ser tomada nos próximos dois dias, refere SchengenVisaInfo.com, citando fontes do Financial Times: “Estamos numa situação excecional, e isso requer medidas excecionais. Queremos ir além da suspensão da facilitação de vistos”.

Outras medidas que os ministros dos Negócios Estrangeiros podem aprovar nos dias 30 e 31 de agosto incluem a limitação do número de vistos emitidos para turistas russos. Também discutirão a proposta de proibição de entrada de todos os cidadãos russos, embora a aprovação de tal proposta não seja muito provável de acontecer.

No entanto, vários países que apoiam a ideia estão a caminhar no sentido de proibir turistas russos, sendo a Estónia o primeiro a proibir qualquer turista de nacionalidade russa de entrar no seu território .

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img