O Grupo Hotusa lança a última edição do ano do projeto “3 minutos com o Grupo Hotusa”, no qual o presidente da empresa, Amancio López, faz um balanço de 2023 para a organização e avança os objetivos e desafios para 2024.
O discurso do presidente do Grupo Hotusa começou por destacar os resultados obtidos pelo setor durante 2023, que qualificou como “um dos melhores da história, especialmente na Europa”. De acordo com López, isto foi causado por duas condições fundamentais que contribuíram para este sucesso. Em primeiro lugar, “um desempenho excecional da procura” levou o Grupo Hotusa a bater recordes económicos, tanto em vendas como em resultados. E, em segundo lugar, “uma ótima gestão da organização”, especialmente na contenção de custos. Tudo isto num ambiente desafiante marcado pela inflação, pelo aumento das taxas de juro e pela escassez de pessoal.
O presidente do Grupo Hotusa acrescenta outras dificuldades que o turismo tem de enfrentar, como a turismofobia ou a homogeneização dos destinos, que contribui significativamente “para a perda da singularidade do que é genuíno em cada destino”. Além disso, destaca outras preocupações como o aumento das tarifas aéreas e as incertezas relacionadas com a segurança e os conflitos militares, fatores que podem influenciar significativamente o futuro do turismo.
Apesar destes desafios, o presidente está otimista e prevê números positivos para o próximo ano. “O futuro imediato inspira confiança, prevemos um abrandamento em 2024, mas esperamos que não difira significativamente dos resultados obtidos em 2023. Para o futuro a médio e longo prazo, o presidente do Grupo Hotusa vê magníficas oportunidades, sobretudo no contexto do “hedonismo pós-pandémico”. A este cenário, junta-se o potencial de grupos como o segmento sénior, com mais tempo e recursos, e o segmento mais jovem que integrou as viagens no seu estilo de vida.
Para concluir a sua intervenção, Amancio López deu especial ênfase ao papel fundamental das pessoas no sucesso das empresas: “O único fator determinante e sustentável ao longo do tempo, diferenciado, que conduz ao sucesso ou ao fracasso são as pessoas organizadas em equipas, capazes de criar organizações eficientes e competitivas, de crescer e evoluir ao longo do tempo”. O presidente do grupo conclui que “o futuro não está predeterminado; só dependemos de nós próprios”.
Um projeto interno com vocação de serviço
A iniciativa “3 minutos com o Grupo Hotusa” nasceu em janeiro de 2022 e, até à data, lançou
26 vídeos de 180 segundos, nos quais Amancio López, o presidente da empresa, passou em
revista as principais manchetes da atualidade do setor e mostrou a realidade da organização
que dirige.
Assim, num formato conciso, o presidente do Grupo Hotusa apresentou a sua perspetiva pessoal sobre questões tão transcendentais para o setor como a recuperação e as perspetivas futuras, o impacto da guerra na Ucrânia, a importância estratégica da inovação e o valor da formação e do desenvolvimento de talento. Da mesma forma, alguns dos vídeos centraram-se em aspetos internos da empresa, como o seu plano de expansão, a nova proposta de serviços para hotéis ou a origem dos escritórios que a multinacional tem na Galiza.