Segunda-feira, Setembro 9, 2024
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United Airlines escolhe Lisboa. Porto poderá ser o próximo

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A United Airlines com “hub” em N.Iorque/Newark, Washington, Chicago, Houston, Denver, São
Francisco e Los Angeles é a companhia aérea que liga mais destinos portugueses aos Estados Unidos sem escalas. Voa para Lisboa, Porto e Ponta Delgada. Até agora, apenas a ligação Lisboa
N.Iorque/Newark é anual.

Os voos Lisboa-Washington, iniciados em 2016 por um período limitado a junho, julho e agosto, são agora diários e, este ano, estavam previstos operar entre 26 de março e 28 de outubro. Num
reajustamento recente da sua rede, a United escolheu Lisboa para prolongar a duração destes voos até 13 de dezembro, ou seja, mais seis semanas do que inicialmente previsto.
Esta decisão aplica-se também aos voos da United entre Washinton e Roma e Washington e Barcelona. Os outros destinos sazonais – Atenas, Berlim e Madrid – não serão abrangidos por esta medida e terminarão, como previsto, a 28 de outubro. Comparativamente às outras duas cidades, Lisboa será o único destino que manterá o mesmo número de voos – um por dia – e a mesma capacidade – um Boeing 757-200 para 170 passageiros – até ao fim da operação.

A estabilidade da capacidade nesta rota indica que a United não prevê uma quebra acentuada da oferta entre o pico de verão e novembro, por exemplo. E isto dá-nos duas indicações: para o ano, o avião utilizado nesta rota será certamente maior, podendo a United optar pelos Boeing 767 ou mesmo os Dreamliners e aumentar o número de lugares em, pelo menos, 30%; e é provável que a companhia decida prolongar ainda mais o período dos voos, talvez ainda este ano.

Quando as companhias norte-americanas prolongam voos sazonais para lá dos meses de verão geralmente fazem-no até ao início de janeiro porque, tarifariamente falando, o Natal e Ano Novo são épocas de pico. É estranho acabar com o voo mesmo antes deste pico, que habitualmente tem início a 15 de dezembro e vai até à primeira semana de janeiro. É o que faz a Air Canada em Lisboa e o que fez a Delta inicialmente com os seus voos Lisboa-N.Iorque antes de os tornar anuais. De fora continua a American Airlines (ex-US Airways) que cumpre à risca o seu voo sazonal Lisboa-Filadélfia há já 15 anos, ainda que com aumentos de capacidade.

Prevejo, igualmente, que a rota sazonal sem escalas da United entre N.Iorque/Newark e Porto seja a próxima a beneficiar desta extensão. Talvez não este ano, mas a este ritmo, poderá vir a ser no próximo.

Por Pedro Castro

Diretor da SkyExpert Consulting, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo.

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