Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

Universidade Autónoma de Lisboa e TNews organizam conferência “O Valor das Pessoas no Turismo”

-PUB-spot_img

Portugal enfrenta um período de desafios significativos com a ausência de recursos humanos em diversos setores de atividade, sendo o Turismo e Hotelaria um dos mais afetados. Em resposta a esta problemática, a nova área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Autónoma, em parceria com o TNews, vai realizar a 1ª Conferência do Ciclo “O valor das pessoas no Turismo”, intitulada “Recursos humanos no setor do turismo”,  no dia 24 de setembro de 2024, às 14h45, no Auditório 1 da universidade, em Lisboa. O evento tem como objetivo discutir e encontrar soluções para a escassez de recursos humanos no setor

A conferência abordará questões cruciais como os fatores que originam a carência de recursos humanos: será a crise demográfica na Europa, a atratividade do setor, ou a formação e qualificação dos profissionais? Além disso, serão exploradas estratégias e medidas para enfrentar esses desafios, o papel dos diferentes intervenientes, a potencial contribuição da inteligência artificial na solução do problema e a integração das comunidades migrantes.

O evento contará com três painéis distintos, apresentando as perspetivas de entidades públicas, instituições de ensino e empresas, e contará com a participação de especialistas de renome no setor do turismo.

O primeiro painel, “O papel do poder político na atração de talentos e desenvolvimento humano para o setor do turismo”, terá início às 14:45, com moderação de Rute Simão, do Dinheiro Vivo, e contará com a participação de Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal e ex-secretário de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, Deputada e ex-secretária de Estado do Turismo, e Adolfo Mesquita, Partner da Pérez-Llorca e ex-secretário de Estado do Turismo.

O segundo painel, “O papel da Academia na formação e valorização dos profissionais”, começará às 15h30, moderado por Alexandre Marto, CEO da United Hotels of Portugal, e contará com Sofia Almeida, Coordenadora da Área Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, Carlos Brandão, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e coordenador da Área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Autónoma.

Após um coffee-break às 16h30, o terceiro painel, “O papel das empresas no desenvolvimento humano e na valorização das carreiras”, terá início às 16h45, com moderação de Carina Monteiro, do TNews, e a participação de Verónica Soares Franco, Executive Committee Member & Chief Human Resources Officer do Pestana Hotel Group, Ricardo Cardoso, HR Manager da Viagens Abreu, e Nuno Troni, diretor da Randstad Portugal.

O encerramento da conferência será às 17h30, com a presença de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

“As pessoas são, provavelmente, o ativo mais importante para os players do setor do turismo. O turismo a nível mundial, e em particular em Portugal, continua a registar um crescimento contínuo, mas aumentam os desafios na gestão dos recursos humanos em termos de seleção, recrutamento, formação, desenvolvimento, inclusão e motivação. São esses tópicos que pretendemos debater através do olhar das empresas, instituições públicas e universidades”, refere Gonçalo Rebelo de Almeida.

Para mais informações e inscrições, consulte o site da Universidade Autónoma.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img