A Universidade de Évora vai oferecer um doutoramento em Turismo no ano letivo 2025/2026. Este 3.º ciclo de estudos junta-se à oferta da instituição de uma licenciatura e um mestrado nesta área.
Em comunicado, a Universidade de Évora informa que “a acreditação deste 3º ciclo de Estudos, pela A3ES, que vai entrar em vigor no ano letivo 2025/2026, reflete o compromisso da instituição com a formação avançada e a investigação na área do turismo”.
O doutoramento em Turismo terá como objetivo oferecer formação especializada nesta área, visando dar resposta a desafios relacionados sobretudo com a sustentabilidade. De acordo com a instituição, o 3.º ciclo de estudos procura capacitar investigadores e profissionais com as competências necessárias para desempenhar funções superiores em empresas privadas, públicas e do terceiro setor.
Entre as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso estão ‘Transformação Digital e Transferência de Conhecimento em Turismo’ e ‘Laboratório de Análise de Dados Quantitativos e Qualitativos em Turismo’.
Hermínia Vasconcelos Vilar, reitora da Universidade de Évora, o doutoramento em Turismo “representa uma conquista importante para a Instituição. É uma oportunidade para reforçarmos a nossa missão académica na área do turismo, promovendo a criação de conhecimento científico e a formação de quadros altamente qualificados para darem resposta aos desafios colocados ao sector do turismo tanto a nível nacional como internacional”.
Com o novo curso, a instituição “reforça a capacidade para formar profissionais com uma visão interdisciplinar e inovadora na referida área. É também um passo importante para reforçar a linha de investigação ‘Turismo e Populações’ do CIDEHUS”, acrescenta a reitora.
O turismo é uma das seis áreas estratégicas do Plano de Desenvolvimento da UÉVORA (2023/2026), sob o eixo ‘Património, Turismo e Artes’. Hermínia Vasconcelos Vilar sublinha que o turismo tem desempenhado um papel fundamental no crescimento socioeconómico do Alentejo.
“A Universidade de Évora assume-se como uma parceira estratégica na formação de profissionais capazes de implementar um modelo de turismo sustentável, inovador e competitivo. Inserida numa região rica em património histórico, cultural e natural – que é, por si só, um atrativo turístico e campo de estudo relevante –, a aprovação do Doutoramento em Turismo reafirma o papel central da instituição no desenvolvimento da região”, conclui a reitora.