A Amadeus revelou as tendências que devem transformar o panorama das viagens em 2025. Em colaboração com a Globetrender e com base em dados internos da Amadeus e outras informações relevantes da indústria, o relatório destaca cinco tendências essenciais que devem marcar o próximo ano: nostalgia, personalização, hotéis como destinos, o crescimento do turismo na Ásia e novas formas de conexão entre pessoas.
Daniel Batchelor, vice-presidente de marketing e comunicações corporativas da Amadeus, comentou: “Depois de um ano em que a mudança se tornou o pano de fundo da vida quotidiana, os viajantes procuram, mais do que nunca, uma ligação mais profunda com as pessoas e os lugares. Veremos uma mistura de velhos favoritos e novas experiências imersivas, com estadias únicas que colocarão os destinos no mapa. A Ásia está pronta para um renascimento do turismo, ao mesmo tempo que assistimos a um aumento das viagens espontâneas a solo, à medida que as pessoas procuram experiências mais autênticas e fora do ecrã.”
Novos tempos de glória
A nostalgia tem impulsionado a tendência dos “New Heydays”, onde o passado ganha destaque. Este fenómeno reflete-se no regresso dos filmes e CDs dos anos 90 e no interesse da Geração Z por câmaras digitais. Para os viajantes, isso traduz-se na procura por reviver férias de infância e viagens marcantes. Por exemplo, o Airbnb listou um arrendamento inspirado na Polly Pocket e os turistas dos EUA estão a voltar a Miami, um destino emblemático da era “Miami Vice”. A geração millennial, agora na meia-idade, também está a redescobrir férias em caravanas e acampamentos. O Eurocamp, por exemplo, projeta 2024 como o melhor ano de sua história de cinco décadas. Nos EUA, os acampamentos para adultos estão a crescer, com o Club Getaway a registar um aumento de 9% na receita em 2024 em comparação com 2023.
Voo personalizado
As viagens aéreas estão a evoluir para oferecer uma experiência mais personalizada, com o uso de tecnologias como IA, 5G e realidade virtual. As companhias aéreas estão a integrar entretenimento e serviços personalizados para atender às preferências dos passageiros, com base no seu histórico de consumo e programas de fidelidade. O acesso a Wi-Fi de alta velocidade, como o oferecido pela Starlink, permite que os passageiros transmitam conteúdo durante o voo com facilidade. É esperado também que mais companhias forneçam dispositivos de realidade virtual para passageiros de classe premium, como já faz a beOnd, uma empresa que oferece o Apple Vision Pro nos seus voos para as Maldivas.
Hotéis como destinos
A tendência dos “hotéis pioneiros” destaca a transformação dos hotéis em destinos por si mesmos, proporcionando aos hóspedes uma imersão na cultura local e na história da região. Exemplos incluem o Jannah Lamu, no Quénia, com seus Dhows moçambicanos restaurados, e o Maryhill Estate, na Suécia, com seu charme de época. Os hotéis independentes são comuns, mas grandes cadeias também estão a adaptar as suas ofertas, como o Reverb Hamburg, da Hard Rock, que ocupa um bunker da Segunda Guerra Mundial, e o Edition Lake Como, da Marriott, em uma mansão italiana do século XIX. A Accor lançou a Handwritten Collection, uma coleção de hotéis boutique que inclui mais de 17 propriedades em todo o mundo e prevê-se a sua expansão até 2025.
A Ásia em destaque
Após anos de restrições de viagem, a Ásia prepara-se para um crescimento significativo no turismo. A China está a ampliar a sua política de viagens sem visto, enquanto a Tailândia introduziu vistos para nómadas digitais e um programa de isenção de visto que abrange 93 países. A popularidade da cultura pop, como as próximas temporadas de The White Lotus na Tailândia e Squid Game na Coreia do Sul, está a impulsionar o turismo na região. Além disso, a Iberia lançou voos diretos entre Madrid e Tóquio, facilitando o acesso ao Japão. De acordo com a IATA, a Ásia-Pacífico deve ter o crescimento mais rápido no número de passageiros, contribuindo com mais da metade do aumento líquido de passageiros globais até 2043. Dados da Amadeus mostram um aumento de 66% nos passageiros de saída de Chengdu (China) entre 2016 e 2023, enquanto Guangzhou (China) e Delhi (Índia) também apresentaram crescimento significativo.
Ligações na vida real
Com o aumento do cansaço digital, as viagens estão a tornar-se uma forma de estabelecer conexões genuínas. O relatório da Amadeus prevê um aumento nas viagens a solo e em grupo, focadas em criar laços reais. A Amadeus relatou um aumento de 15,6% em viagens de lazer a solo em 2023 em comparação com o ano anterior, e um adicional de 9,2% em 2024. Iniciativas como as viagens “Solo-ish” da G Adventures e a plataforma TimeLeft, que organiza jantares com estranhos em mais de 60 países, são exemplos de como as viagens estão promovendo interações autênticas. O turismo de festivais sociais também está crescendo, com eventos como o World Pride 2025 em Washington DC reunindo a comunidade LGBTQ+.
Jenny Southan, fundadora e CEO da Globetrender, comentou: “É importante prever as mudanças nas formas como as pessoas estão a explorar o mundo e as forças de influência que estão a determinar as suas decisões. A parceria com a Amadeus na produção deste relatório 2025 Travel Trends significa que, juntos, podemos ajudar as empresas a antecipar com sucesso as necessidades e exigências dos viajantes de amanhã. Para os próprios consumidores, que estão sob pressão para continuar a encontrar alegria num mundo volátil, não é surpresa ver as pessoas a olhar para os ‘bons velhos tempos’, quando a vida era mais simples, e a voltarem-se para os meios tradicionais de estabelecer ligações humanas, apesar da ascensão da inteligência artificial e de outras tecnologias de ficção científica.”