As principais companhias aéreas dos EUA deixaram de exigir o uso de máscara a bordo desde esta segunda-feira, dia 18 de abril, depois de um juiz da Flórida ter decidido que a obrigatoriedade do uso de máscara é ilegal.
Delta Air Lines, United Airlines, American Airlines, Alaska Airlines e Southwest Airlines não demoraram muito a reagir, declarando que as máscaras não seriam mais necessárias em voos domésticos e alguns internacionais.
Recorde-se que as autoridades de saúde dos EUA estenderam o uso obrigatório de máscara até 3 de maio na semana passada, o que provocou protestos na indústria.
A decisão desta segunda-feira significa que a Administração de Segurança de Transportes (TSA) não irá mais impor o uso de máscaras pelos viajantes, embora os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ainda as recomendem.
A Casa Branca disse em comunicado: “Devido à decisão judicial de hoje, com efeito imediato, a TSA não aplicará mais as suas diretrizes de segurança que exigem o uso de máscaras no transporte públicos e nos centros de transporte”.