O novo mural de Vhils, em Bruxelas, conta com o apoio do Turismo de Portugal e é o mais recente exemplo de como a arte urbana pode reforçar a visibilidade e diferenciação do país.
Denominado “This is Art”, retrata um rosto feminino que, nas palavras de Vhils, contempla o futuro da Europa e a sua diversidade, fruto de várias revoluções democráticas, incluindo a revolução dos cravos.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, destaca a importância da arte na promoção do turismo em Portugal e sublinha que “este projeto em particular eleva aspetos relevantes da identidade nacional, pelo que é um projeto que nos orgulha duplamente ter apoiado”.
O turismo cultural é uma das tendências que cada vez mais atrai viajantes de todo o mundo, em busca de experiências genuínas, locais, enriquecedoras e inspiradoras. Por isso, o Turismo de Portugal tem vindo a apostar e a apoiar diversas iniciativas artísticas, de que são exemplo: “Murais da Liberdade”; “Muro dos Oceanos”; “Portugal Manual – Curated Cultural Experiences”; ”SketchTour Portugal”; Tours Literários Portugueses; e “Viagem a Portugal Revisited”, entre outras.
Para a entidade, o facto de Portugal ser um país “com uma enorme diversidade histórica, cultural e artisticamente influente” permite que o turismo desempenhe “um importante papel na afirmação e divulgação internacional da arte e dos artistas portugueses em estreita ligação com a oferta turística associada ao destino Portugal”.
“O trabalho do Vhils é um excelente exemplo da arte que a todos toca, expressando nas suas obras uma reflexão particular e irreverente sobre os lugares, as memórias, a história, ou a humanização, deixando uma marca indelével na cultura urbana em Portugal e a nível mundial”, afirma a entidade em comunicado.