A American Express Travel identificou as principais tendências na forma como os viajantes estão a gerir as suas reservas de viagem em 2024, de acordo com o mais recente relatório “Global Travel Trends”.
“Pelo amor ao jogo”
A análise da American Express Travel revela que 75% dos inquiridos planeiam viajar para assistir a um evento desportivo em 2024, enquanto 67% dos Millennials e da Geração Z estão interessados em fazer o mesmo ao longo deste ano.
Além disso, 58% dos inquiridos afirmaram que irão viajar em 2024 para praticar desporto ou assistir a um evento desportivo, como futebol, basquetebol ou corridas de Fórmula 1.
O relatório revelou que quase três quartos dos inquiridos a nível mundial têm interesse em desporto, com 71% a considerarem-se adeptos “intensos” ou “ocasionais”.
Planear em grande
“Quer sejam concebidas para comemorar um acontecimento especial ou para assinalar um destino de sonho, as viagens “em grande” estão a “aumentar”, explica a plataforma. A empresa defende que as aventuras do tipo expedição, como uma viagem às Ilhas Galápagos, podem ser “verdadeiramente transformadoras”.
O estudo revelou que 65% dos inquiridos estão interessados em realizar uma “grande viagem” em 2024. Por sua vez, 58% dos Millennials e da Geração Z preferem recorrer a agentes de viagens para os ajudar na organização destas viagens.
Para alguns inquiridos, a “grande viagem que têm em mente é uma aventura imersiva, muitas vezes num local totalmente remoto. Para outros, significa simplesmente uma viagem mais longa, repleta de experiências novas e diversificadas – visitar vários países, por exemplo”, indica o estudo. Segundo a plataforma, 63% dos viajantes planeiam realizar mais de uma viagem na Europa em 2024.
O potencial transformador destas viagens faz com que “valham a pena o custo e o planeamento”. 66% dos inquiridos está a poupar para uma grande viagem este ano, e a maioria dos inquiridos (54%) gosta de planear estas viagens com 3-6 meses de antecedência. Para se inspirarem, os viajantes recorrem aos amigos ou à família (52%), às redes sociais (39%) e aos sites de viagens (37%).
Viajar sozinho
O relatório afirma que, por vezes, viajar sozinho “é a melhor opção”. Com isto, os especialistas concluíram que 76% dos Millennials e Geração Z encontra-se a planear uma viagem a solo em 2024. Enquanto isso, 66% dos inquiridos planeia uma viagem a solo centrada no amor-próprio. Por fim, 60% dos viajantes que planeia viajar sozinho tenciona fazer duas ou mais viagens.
De qualquer forma, os viajantes individuais estão a tornar-se “um subconjunto importante”. Segundo a plataforma, os dois destinos mais prováveis para estes viajantes são uma nova cidade ou uma ilha paradisíaca.
Por capricho
“Com tanta vida estruturada e programada nos dias de hoje, as pessoas procuram flexibilidade nos seus planos de viagem e deixam espaço para a espontaneidade”, lê-se no relatório. Este facto aumentou o apelo das reservas de última hora, dos bilhetes só de ida e de outras opções que abrem a porta a uma sensação de descoberta. O estudo indica que 77% dos Millennials e da Geração Z já reservou uma viagem de última hora, comparativamente com os 65% da Geração X e 52% dos Baby Boomers.
Desta forma, 78% dos inquiridos afirma que as viagens espontâneas são do seu “agrado”, enquanto que 68% prefere fugir um pouco ao seu roteiro para conhecer uma nova cultura ou experienciar atividades locais.