Domingo, Novembro 9, 2025
Domingo, Novembro 9, 2025

SIGA-NOS:

Viagens de negócios voltam a crescer e atraem gerações mais jovens

-PUB-spot_img

Mais de 95% dos líderes empresariais espera que as viagens de negócios se mantenham ou aumentem nos próximos 12 meses, segundo o mais recente relatório Amex Trendex: Business Travel Edition, divulgado esta terça-feira, 22 de julho, pela American Express.

O estudo, realizado junto de 1.000 viajantes corporativos e 500 responsáveis por decisões de viagens empresariais nos EUA, mostra que as deslocações presenciais continuam a ser vistas como essenciais para o crescimento dos negócios: 93% das empresas afirmam que conseguem relacionar o aumento de receitas a reuniões e eventos presenciais, enquanto 87% dos viajantes acredita que os contactos com clientes são mais eficazes ao vivo do que em formato virtual.

“As viagens corporativas continuam a ser um comprovado motor de crescimento. Mais do que nunca, as empresas precisam de gerir custos e garantir uma experiência de viagem eficiente”, sublinha Fernando Iraola, Vice-Presidente Executivo e Director-Geral de Grandes Empresas Globais e dos EUA da American Express. “Estamos a assistir a uma expansão contínua das viagens de negócios, que está a dinamizar cidades nos EUA e em todo o mundo, ajudando as comunidades locais a prosperar”, acrescenta.

Destinos emergentes para viagens de negócios

O relatório identifica ainda novos destinos em destaque para viagens de negócios, com Kumamoto (Japão), Cork (Irlanda) e Malmö (Suécia) a surgirem como apostas internacionais em ascensão. Nos EUA, destacam-se Richmond (Virgínia), Columbus (Ohio), Charleston (Carolina do Sul), Boise (Idaho) e Nova Orleães (Luisiana) como cidades com maior crescimento de procura, quer em voos, quer em reservas de hotel.

Entre os motivos apontados para esta expansão estão a consolidação de setores estratégicos — como a indústria de semicondutores em Kumamoto, a tecnologia e inovação em Cork e o ecossistema de startups em Malmö — bem como o reforço de infraestruturas e programas de incentivo à atração de empresas em várias cidades norte-americanas.

Viagens como benefício e desafio para as gerações mais novas

O Amex Trendex revela ainda que viajar a trabalho é visto como um benefício por 84% dos viajantes corporativos, sendo especialmente valorizado pelos mais jovens: 88% da Geração Z e Millennials destacam as viagens como uma vantagem profissional, face a 78% da Geração X e Baby Boomers. No entanto, as gerações mais novas também sentem mais dificuldades em conciliar deslocações com bem-estar e produtividade.

Apesar do otimismo, 90% das empresas admitem que o controlo de custos continua a ser uma prioridade, com mais de metade (60%) a prever um foco ainda maior na gestão orçamental das viagens já no próximo ano

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img