Em 2024, os portugueses optaram por destinos europeus e estadias mais curtas, segundo a eDreams ODIGEO, que apresentou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”.
Além de oferecer uma visão detalhada sobre as tendências de viagens dos portugueses durante este ano, o relatório apresenta uma antevisão do que o setor pode esperar em 2025.
Os destinos europeus dominaram as preferências dos portugueses em 2024, com a cidade de Paris a ser a favorita entre os viajantes, tal como nos últimos quatro anos.
Além de Paris, as cidades mais populares foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o top 10.
A eDreams descobriu ainda que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos finais, uma vez que as cidades mais pesquisadas foram Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.
Em termos de crescimento do volume de viagens face ao ano anterior, destacaram-se Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%), Hurghada (+38%), Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).
Hábitos de viagens
A análise revelou também alguns hábitos e preferências de viagens durante este ano, em particular sobre a duração das estadias e antecedência na marcação de reservas.
As férias de curta duração são as mais populares entre os viajantes portugueses, que revelaram maior apetência por viagens com uma duração de 3 a 4 dias (39%). Além disso, revelaram algum interesse por estadias de 7 a 13 dias (19%) e de 5 a 6 dias (17%). Já as viagens com mais de 14 dias são uma preferência de 10% dos portugueses.
No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).
Que tendências marcaram as viagens em 2024
Este ano, os viajantes optaram por viagens mais personalizadas. Um inquérito da plataforma revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza as múltiplas opções de viagens, procurando por várias ofertas de companhias aéreas e alojamento. Isto indica, segundo o relatório, que os consumidores estão a tomar decisões mais estratégicas orientadas para o valor, ponderando fatores como relação custo-eficácia, flexibilidade e conveniência.
Os eventos musicais e desportivos também impulsionaram o setor, bem como as redes sociais que continuam a influenciar as decisões de viagens.
O que se espera em 2025
Para 2025, a eDreams espera uma pequena mudança nas preferências de destinos dos portugueses, com duas cidades fora da Europa a ocupar o top 10 dos destinos com mais reservas. É o caso de Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil. Contudo, as cidades com mais reservas até ao momento continuam a ser Funchal, Paris e Ponta Delgada.
Relativamente aos destinos com mais pesquisas para viagens em 2025, os portugueses demonstraram interesse em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque, indicando um possível aumento por viagens intercontinentais.
Em 2025, espera-se que o turismo desportivo e cultural continue a motivar os viajantes. Alguns dos principais eventos mundiais já conhecidos, e que deverão conduzir a um aumento da procura por viagens, são: os concertos de regresso da banda Oasis e as tours internacionais de Dua Lipa, Shakira e Bruce Springsteen; o Ano Santo, em Roma; a Expo 2025, em Osaka, no Japão; e diversos eventos desportivos, como o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio ou o Campeonato Mundial de Rugby Feminino em Inglaterra.