A rede de agências Viajes El Corte Inglés (VECI) estabeleceu o objetivo de crescer 50% nos próximos três anos, apostando uma forte aposta América e na Europa, e assim superar em os níveis pré-pandemia, afirmou o CEO, Jorge Schoenenberger, na Cimeira Mundial do WTTC que está a decorrer em Riad, avança o Hosteltur.
Jorge Schoenenberger assegurou que “estamos muito bem preparados para enfrentar os ciclos económicos”. Prova disso é que, embora a atividade do setor a nível internacional ainda esteja perto dos 30% abaixo do nível pré-pandemia, “estamos muito melhor, felizmente”, acrescentou.
Numa entrevista à Efe, o CEO afirmou que “as pessoas decidiram dedicar mais recursos do que antes para viajar. Temos também a nosso favor que a poupança média à disposição das famílias é superior”, já que, segundo os seus dados, em 2019 rondava os 8%, no final deste ano descerá cerca de três décimas e em 2025 estará ao nível de 2018, refere o Hosteltur.
Objetivo: Crescer na Europa e na América
VECI já tem uma posição privilegiada em Espanha – país onde quer crescer com produtos de maior valor agregado, como viagens sob medida para grandes empresas – e em Portugal, assim como no Chile e no México. A empresa tem agora em vista o seu crescimento em Itália, França e Alemanha, bem como nos Estados Unidos.
Embora a Ásia não seja um dos objetivos prioritários do grupo, a VECI planeia impulsionar o seu negócio de “banco de camas” no continente, assim como licenciar e comercializar a sua tecnologia para que os operadores locais a possam utilizar.
Estratégia de expansão
A VEVI procura alianças para concretizar o seu plano de expansão, como a que foi anunciada recentemente com a Meliá, para conquistar o mercado de pacotes turísticos. “Estamos a trabalhar noutros acordos”, apontou o CEO. A ideia é procurar operadores nacionais ou internacionais com um único produto, como hotéis, parques temáticos ou companhias aéreas com forte presença nos EUA ou noutros mercados de interesse do grupo para complementar a sua oferta e “fabricar experiências”.
Outra das vertente para promover a sua internacionalização será com o lançamento de agências de viagens exclusivamente online como a recém integrada Logitravel fez em Espanha, Portugal, França e Itália. O próximo país será o México, segundo o Hosteltur.