O Grupo Vila Galé realizou, entre 20 e 22 de novembro, a segunda ação de reflorestação no Parque Natural da Serra da Estrela, mobilizando hóspedes, embaixadores da marca, figuras públicas e comunidade local.
Segundo o comunicado do grupo hoteleiro, foram plantadas 1 201 árvores numa iniciativa acompanhada por Rafael Neiva, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que no terreno apresentou boas práticas de plantação e enquadrou “a relevância ambiental do projeto”.
A ação contou com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas, responsável pelo transporte dos participantes; do grupo de sapadores dos Baldios de São Pedro, que assegurou apoio operacional; do Estrela Geopark, que contextualizou a geologia e a paisagem do Vale Glaciário do Zêzere; e da Ecolã, que proporcionou uma visita à fábrica de burel, destacando “a importância histórica deste tecido para a pastorícia serrana”.
Fortemente atingida pelos incêndios de 2022, que destruíram cerca de 57 mil hectares, a Serra da Estrela permanece em fase de recuperação ecológica. De acordo com o grupo, a Vila Galé integra este esforço através de um programa que combina estadia no Vila Galé Collection Serra da Estrela com participação em ações de reflorestação, incluindo alojamento, refeições e um kit específico para voluntários. O objetivo passa por “envolver diretamente os hóspedes na regeneração da floresta” e reforçar o compromisso do grupo com a sustentabilidade.
O plano de reflorestação, segundo o comunicado, prevê a plantação de 24 mil árvores autóctones, como carvalhos-negral e teixos, fornecidas pelo ICNF – Viveiros Florestais do Centro de Educação Ambiental da Senhora da Graça, no Sabugal. As áreas intervencionadas serão monitorizadas durante 20 anos, garantindo o acompanhamento do desenvolvimento das espécies e da recuperação do coberto florestal da região.
A Vila Galé já tem novas ações planeadas para os dias 13–15, 20–22, 27–29 de janeiro e para 03–05, 24–26 de fevereiro.



