Quarta-feira, Abril 30, 2025
Quarta-feira, Abril 30, 2025

SIGA-NOS:

Visabeira Turismo cresceu 15% em 2024 e prepara novas apostas no Norte e na restauração

A Visabeira Turismo registou um crescimento de 15% em 2024, ultrapassando os resultados do ano anterior, e prepara agora novos investimentos em hotéis e restaurantes. A revelação foi feita por Jorge Costa, vice-presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, em entrevista onde traçou um balanço do ano passado e antecipou os próximos passos da cadeia Montebelo Hotels & Resorts.

“2024 foi, sem dúvida, melhor que 2023. Apesar de alguma desaceleração no final do ano, conseguimos consolidar muito os novos projetos”, afirmou o responsável, referindo-se ao o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel e ao Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel.

Entre os destaques de 2024, Jorge Costa sublinha o comportamento do hotel de Alcobaça, que está a ajudar a transformar o perfil turístico da cidade: “Alcobaça era vista como um destino de passagem, apesar do Mosteiro ser uma referência. A nossa unidade veio, de alguma forma, alterar essa perceção dos turistas. Trouxe uma nova perspetiva de estadia, num local com grande valor histórico”, referiu, destacando ainda a proximidade à Nazaré e a qualidade da restauração local como fatores de atratividade.

Já em Lisboa, o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel continua a afirmar-se no segmento internacional, com destaque para o mercado norte-americano.

Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel
Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel

“Estar no Chiado exige muito, mas estamos a conseguir. O mercado americano tem um peso significativo, mas também o francês e o árabe estão em crescimento”, explicou.

Outro exemplo de sucesso foi o Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa, completamente remodelado, o que está a ter um impacto muito positivo na procura.

“O nosso hotel clássico em Viseu já estava um pouco cansado. Com a renovação total, especialmente do spa e da área de piscinas, estamos a atrair tanto o segmento corporate como o de lazer. Criámos zonas distintas para adultos e famílias, o que foi muito bem recebido.”

Perspectivas para 2025

Apesar da incerteza que marca o contexto económico global, a Visabeira Turismo antecipa um ano muito positivo em 2025. Neste momento, já há sinais claros de superação face ao mesmo período do ano passado, indicou Jorge Costa. O responsável admite que o grande desafio de 2025 poderá vir da frente económica internacional. “Ainda não se sente insegurança generalizada nas decisões dos turistas. Mas, se houver uma recessão efetiva, isso poderá ter impacto. Ainda assim, acredito que Portugal continuará a ser visto como um destino seguro e confiável.” Na sua visão, Portugal beneficiou de uma crescente notoriedade internacional nos últimos anos, o que ajuda a manter a confiança dos mercados externos.

A cadeia Montebelo continua a estudar a expansão da sua presença em Portugal. Apesar do interesse em regiões como o Alentejo e o Algarve, um novo projeto a Norte do país poderá avançar primeiro.

“Acreditamos no potencial do interior e do norte. Vamos continuar a apostar em hotéis únicos, com história, edifícios emblemáticos e experiências diferenciadoras. Não é só alojamento, é também restauração de qualidade e um ambiente que conte uma história.”

O grupo continua a reforçar também a sua presença no setor da restauração, com novas unidades e conceitos. O destaque vai para o novo restaurante a abrir este verão na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

“Vai ser um espaço especial, com vista para o Tejo, e junto aos painéis do Almada Negreiros. Acreditamos que pode revitalizar toda a zona das docas”, adiantou Jorge Costa.

Além deste novo espaço, o grupo já conta com restaurantes em Lisboa, como o Zambeze Restaurante & Rooftop Bar, de gastronomia moçambicana, o Ponja Nikkei, no Montebelo Chiado, e o recém-aberto La Panamericana, em Belém, que resultada de uma parceria com o chef Chakal, que combina gastronomia do continente americano com eventos culturais e empresariais.

Segundo Jorge Costa, todos os hotéis de cinco estrelas da cadeia estão atualmente remodelados. O único que ainda aguarda renovação total é o Montebelo Palácio dos Melos Viseu Historic Hotel, de quatro estrelas, no centro de Viseu.

“Estamos agora focados na expansão, mas também em garantir que todas as unidades estejam à altura da qualidade que queremos oferecer”, afirmou.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img