A Newblue, operador turístico da World2Meet (W2M), vai estrear dois novos destinos charter no mercado português para o verão de 2026: Zanzibar, na Tanzânia, e Sharm El Sheikh, no Egito.
A informação foi confirmada esta segunda-feira, dia 20, ao TNews pela W2M, depois de, durante a 21.ª Convenção da Airmet, em Punta Umbría, Espanha, ter sido inicialmente indicada a operação para Zanzibar e Hurghada. O grupo esclareceu que o destino egípcio correto será Sharm El Sheikh, com voo direto a partir do Porto, entre 23 de junho e 22 de setembro de 2026.
Recorde-se que, durante o jantar de encerramento do evento, Duarte Correia, country manager da W2M em Portugal, destacou que Zanzibar passa a integrar a operação charter da Newblue, com um voo semanal às quintas-feiras, com partida de Lisboa. Segundo o responsável, trata-se de uma aposta estratégica na programação de longo curso do operador turístico.
“Continuamos com as Caraíbas”, afirmou, sublinhando, contudo, que houve “alguma dificuldade com Cuba” e que, por isso, “não vamos apostar outra vez nos Cayos, não vale a pena insistir”.
A Newblue decidiu concentrar o investimento em Varadero, com um voo semanal ao sábado, e “apresentar produtos alternativos”, entre os quais Zanzibar, aproveitando a rotação da aeronave com cerca de 350 lugares, operada pela World2Fly, companhia aérea do grupo. “A rotação que fazia para os Cayos fará para Zanzibar”, adiantou Duarte Correia.
No médio curso, a operação mantém-se com “os mesmos destinos”, mas passa a incluir uma nova ligação charter para Sharm El Sheikh, reforçando a presença da W2M no Egito.
Crescimento de 25% em 2025
O responsável destacou ainda o desempenho do grupo em 2025, que descreveu como “um ano de excelência e consolidação”, durante o qual a W2M atingiu “o número mágico de 25% de crescimento em relação a 2024”.
Segundo Duarte Correia, este resultado ficou a dever-se ao voo adicional para a Jamaica, que representou “mais 15% do número de lugares no mercado”, e ao bom desempenho de destinos como as Baleares, Cabo Verde e Tunísia.
Apesar do balanço positivo, o responsável recordou “um percalço” durante o verão, referindo-se ao cancelamento do serviço para Punta Cana pela Newblue no início de setembro. “Teve-se de tomar uma decisão: cancelar para não enrolar mais”, explicou.
Expectativas positivas para 2026
Duarte Correia referiu ainda que a Expo Abreu e a Black Week serão momentos determinantes para medir a antecipação das vendas. “Estes dois dias são fundamentais para tirar as medidas ao mercado. Julgo que nestes dois momentos poderemos perceber o que vai acontecer no próximo ano”, disse.
Com uma perspetiva otimista, o responsável concluiu:
“Acredito que vamos continuar na mesma senda do ano passado — a antecipação de vendas no verão — e que todos nós vamos ganhar dinheiro.”
A 21.ª edição da Convenção da Airmet decorreu de 16 a 19 de outubro no Hotel Barceló Punta Umbría Beach Resort, em Huelva, Espanha, sob o tema “Mais Tecnologia, Mais Valor, Mais Futuro”. O jantar de encerramento contou com o apoio da W2M.





