As viagens de negócios superaram as expectativas pós-pandemia e, quando combinadas com o turismo de lazer, representam a maior oportunidade de crescimento para o setor, de acordo com uma nova pesquisa.
Mais de 50% dos especialistas que responderam à pesquisa Travel Industry Monitor 2024, realizada pela Tourism Economics para o WTM Global Travel Report, destacaram as viagens combinadas de negócios e lazer como a principal oportunidade de crescimento no turismo, tornando-se o nicho mais citado.
O relatório observa que o desempenho das viagens de negócios foi uma “surpresa em relação às expectativas anteriores”. Esperava-se que a persistência de reuniões e eventos online após a pandemia levasse a uma queda nesse segmento. No entanto, os encontros presenciais continuam a ser “ainda muito valorizados” e os gastos e pernoites com viagens de negócios ultrapassaram os níveis anteriores à pandemia.
De acordo com a Tourism Economics, as viagens de negócios devem crescer cerca de 19% em 2024, superando o aumento de cerca de 11% nas viagens de lazer. Embora o crescimento nas viagens de negócios deva diminuir um pouco em 2025 (para aproximadamente 17%), entre 2024 e 2030, espera-se que essas viagens aumentem em cerca de 50%, enquanto as viagens de lazer crescerão cerca de 30% no mesmo período.
Um ponto significativo é que os viajantes de negócios estão a ficar mais tempo e gastam mais por viagem. Embora o volume de visitas internacionais de negócios ainda esteja 6% abaixo dos níveis de 2019, o número de dormidas já está 3% acima dos números de 2019.
Essts viagens prolongadas são, em grande parte, impulsionadas pela tendência de “bleisure” – a combinação de viagens de negócios com dias adicionais dedicados ao lazer. O trabalho remoto também teve um impacto positivo, permitindo maior flexibilidade aos viajantes para trabalhar de forma remota durante o tempo livre.
Apesar disso, as viagens de lazer continuam sendo, de longe, o segmento mais importante em termos de volume e gastos, representando 69% das chegadas internacionais e 80% do total gasto global com viagens.
Juliette Losardo, diretora de exposição da World Travel Market London, comentou: “O objetivo da WTM é ajudar os participantes a navegar pelas mudanças, garantindo que os profissionais de viagens estejam equipados para o ano que vem. O comissionamento do WTM Global Travel Report apoia nosso compromisso de fornecer aos participantes as últimas tendências que estão moldando o cenário de viagens.”
“O relatório oferece uma visão abrangente do turismo, utilizando um banco de dados expansivo que cobre mais de 185 países em todo o mundo, abrangendo destinos e mercados de origem, com todos os principais fluxos turísticos bilaterais em termos de visitas, noites e gastos, além de insights exclusivos do setor”, completou.
O WTM Global Travel Report é produzido em conjunto com a Tourism Economics , parte da Oxford Economics e foi revelado na passada terça-feira, 5 de novembro, na WTM London, que acontece de 5 a 7 de novembro na Excel London.