Sexta-feira, Julho 12, 2024
Sexta-feira, Julho 12, 2024

SIGA-NOS:

WTTC prevê subida de 11,5% no investimento em turismo em 2023, rumo à recuperação pré-pandemia em 2025

-PUB-spot_img

Estamos a presenciar um significativo ressurgimento no investimento no setor das Viagens e do Turismo, marcando um sólido regresso ao crescimento após os desafios impostos pela pandemia. Isto é revelado no Relatório de Tendências Globais de Impacto Económico das Viagens e do Turismo, elaborado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

De acordo com o relatório publicado nesta terça-feira, ao longo da década de 2010 a 2019, o investimento manteve um crescimento estável, registando uma taxa composta anual de crescimento de 4,3%. Este incremento levou o investimento de 754,6 mil milhões de dólares (cerca de 693,2 mil milhões de euros) em 2010 para 1,1 triliões de dólares em 2019 (aproximadamente 1 bilião de euros), correspondendo a 4,5% do investimento total a nível económico. No entanto, a chegada da pandemia de covid-19 trouxe consigo desafios significativos, culminando numa queda de 24% em 2020, seguida por uma nova diminuição de 8% em 2021.

Entretanto, o ano de 2022 assinalou uma viragem notável. Impulsionado pela procura global acumulada, o investimento em Viagens e Turismo alcançou os 856 mil milhões de dólares (cerca de 786 mil milhões de euros), refletindo um incremento de 11,1% face ao ano anterior. Ainda que este valor se encontre 22,5% abaixo dos níveis de 2019, representa um aumento de 53% em comparação com o ano 2000.

Em regiões como a Ásia-Pacífico e África, o investimento de 2022 ultrapassou em 161% o montante registado em 2000, contrastando com um crescimento mais moderado na Europa e no Médio Oriente. Nessas regiões, a pandemia teve um impacto negativo sobre a expansão alcançada nas últimas duas décadas. Apesar disso, o investimento em Viagens e Turismo nestas regiões em 2022 permaneceu acima dos níveis registados em 2000.

Principais mercados em termos de investimento

No que diz respeito aos dez maiores mercados em termos de investimento absoluto no setor em 2022, os Estados Unidos lideram a lista, com um investimento de 213 mil milhões de dólares (aproximadamente 196 mil milhões de euros). A China ocupa a segunda posição, tendo investido 146 mil milhões de dólares (cerca de 134 mil milhões de euros), enquanto a Arábia Saudita completa o pódio com um investimento total de 42 mil milhões de dólares (aproximadamente 39 mil milhões de euros) no mesmo ano.

Destinos insulares destacam-se como líderes em termos da percentagem total de investimento económico nas Viagens e no Turismo em 2022. As Ilhas Virgens dos Estados Unidos encabeçam a lista, alocando 35% do investimento económico total para o setor. Antígua e Barbuda seguem de perto com 34%, seguidas por Aruba, que conta com quase 32%.

O relatório enfatiza que “o investimento privado em novas aeronaves, hotéis e frotas de carros é crucial para ampliar a capacidade do setor. O investimento público complementa esse crescimento e, quando combinados, geram uma poderosa sinergia. O efeito resultante contribui para mais empregos, economias mais robustas e comunidades fortalecidas.”

Perspetiva Futura

Perspetivando o futuro, o WTTC prevê um sólido crescimento de 11,5% no investimento para 2023, totalizando 955 mil milhões de dólares (cerca de 914 mil milhões de euros), com uma recuperação aos níveis pré-pandemia prevista para 2025. Até 2033, o WTTC antevê um crescimento médio anual global de 6,1%, com as taxas de crescimento mais robustas projetadas para a Ásia-Pacífico e o Caribe.

No entanto, o WTTC destaca que o aumento global das taxas de juro cria desafios para o investimento futuro. Com os bancos centrais a elevarem as taxas de juro para combater a crescente inflação, os custos dos empréstimos e produtos também aumentam. Nesse sentido, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo sublinha a importância da colaboração entre os setores público e privado para inovar e assegurar a contínua fortificação deste setor.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img