Segunda-feira, Janeiro 20, 2025
Segunda-feira, Janeiro 20, 2025

SIGA-NOS:

1ª edição do Guia Michelin Dubai atribui estrelas a 11 restaurantes. Chef José Avillez foi um dos vencedores

-PUB-spot_img

A Michelin revelou, na terça-feira, dia 21, a seleção 2022 do Guia Michelin Dubai — a primeira edição nos Emirados Árabes Unidos — com um total de 69 restaurantes, que abrange 21 tipos de cozinha, selecionados e recomendados pelos inspetores anónimos do Guia Michelin. Nesta edição inaugural, o Guia Michelin Dubai 2022 reconhece dois restaurantes com duas Estrelas Michelin, nove com uma Estrela Michelin – onde se insere o restaurante Tasca by José Avillez – e 14 restaurantes Bib Gourmand.

“Esta primeira seleção de restaurantes do Dubai marca um momento histórico para o Guia Michelin e o Médio Oriente”, diz Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin. “O que torna a paisagem culinária do Dubai tão distinta é o reflexo das mais de 200 nacionalidades que chamam de lar à cidade. Se existe algo que todos os restaurantes nesta cidade dinâmica, elegante e de ritmo acelerado, têm em comum é que estão cheios de paixão e entusiasmo. Hoje, o Dubai afirma-se como um destino gastronómico inspirador e não tenho dúvidas de que os gourmets de todo o mundo serão seduzidos pela sua energia única.”

Segundo o Turismo do Dubai, as duas Estrelas Michelin foram atribuídas ao Il Ristorante – Niko Romito pela sua “moderna gastronomia italiana”, e ao The Palm, STAY by Yannick Alléno que “impressiona com a sua abordagem ‘less is more’, em pratos sofisticados que são habilmente elaborados tendo a cozinha francesa como base.”

Os nove restaurantes do Dubai que apresentam agora uma Estrela Michelin são: 11 Woodfire pelo chef-proprietário Akmal Anuar, de origem malaia, que oferece uma variedade global de vegetais, frutos do mar e carnes grelhadas em carvalho, nogueira ou feno; Al Muntaha, no topo do Burj al Arab, liderado por Saverio Sbaragli, oferece uma cozinha francesa “sofisticada e refinada” com influências mediterrânicas; Armani Ristorante oferece uma cozinha italiana “precisa e moderna” no Burj Khalifa, onde os seus pratos apostam numa decoração “atenciosa e requintada”; Hakkasan no Atlantis Hotel oferece pratos chineses reimaginados exclusivos do Dubai, incluindo lagosta de lichia com pérola de yuzu.

Foram, ainda, merecedores de uma Estrela Michelin os restaurantes: Höseki, um restaurante omakase de nove lugares dirigido por um mestre de sushi de sexta geração, Masahiro Sugiyama; localizado no Atlantis Hotel, Ossiano é um mundo de “pratos criativos” e os seus menus “Metanoia” ganham a inspiração do chef Gregoire Berger; da propriedade do chef internacionalmente aclamado Massimo Bottura, o Torno Subito dentro do W Hotel na The Palm, que oferece clássicos italianos, pratos de massas e sobremesas com um twist; da criação de Himanshu Saini, o Trèsind Studio oferece produtos originais e menus de degustação de pratos executados com precisão, com ervas e flores cultivados no terraço, com destaques como o ghee assado de caranguejo e bolinho de frango tandoori.

O primeiro espaço internacional do chef português de renome mundial José Avillez, Tasca by José Avillez, também recebeu uma Estrela Michelin. Situado no Mandarin Oriental Hotel, o restaurante aposta numa culinária onde a equipa combina produtos frescos e de grande qualidade com pratos portugueses vibrantes, inovadores e ideais para partilhar.

Os 14 Bid Gourmand distinguidos foram: Al Khayma; Bait Maryam; Brasserie Boulud; Fi’Lia; Folly; Goldfish; Ibn Albahr; Indya by Vineet; Kinoya; Ninive; Orfali Bros; REIF Japanese Kushiyaki; Shabestan; e Teible. Já o Lowe, da dupla Kate Christou e Jesse Blake, foi o primeiro e único restaurante de Dubai a receber uma Estrela Verde MICHELIN pela sua cozinha sustentável.

Foram também atribuídos Prémios Especiais Michelin aos profissionais de serviço de alguns dos restaurantes avaliados pelos inspectores Michelin. O Young Chef Award foi para Solemann Haddad do restaurante Michelin selecionado Moonrise, enquanto Danijela Tesic do Ossiano levou para casa o Prémio Sommelier pela sua paixão e entusiasmo pela harmonização de vinhos. Já o Welcome and Service Award foi concedido à equipa do Bait Maryam.

A seleção completa do Guia MichelinDubai, que inclui ainda 44 restaurantes selecionados no destino, está disponível online em guide.michelin.com, e através da aplicação móvel disponível para Android e IOS.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img