Quarta-feira, Fevereiro 19, 2025
Quarta-feira, Fevereiro 19, 2025

SIGA-NOS:

Turismo e Cinema: Lusófona vai debater a promoção de destinos turísticos no grande ecrã

A Universidade Lusófona vai realizar a conferência “Turismo e Cinema: A Promoção de Destinos Turísticos no Grande Ecrã”, no âmbito do mestrado em Desenvolvimento e Gestão de Destinos Turísticos. A conferência terá lugar no dia 21 de setembro, entre as 18:00 e as 20:30, na Sala Fernando Lopes na Universidade Lusófona, e contará com o TNews como Media Partner.

Nesta conferência vai ser discutida a relação entre turismo e cinema, com enfoque particular no trabalho desenvolvido pelas Film Commissions em Portugal para atrair investimentos e promover destinos turísticos em todo o território nacional, bem como na experiência e visão de produtores de cinema com projetos relevantes neste âmbito.

A Universidade Lusófona afirma, em comunicado de imprensa, que se o cinema pode ser definido como uma grande máquina de produzir desejos, então “estimular o desejo de viajar também faz parte do seu repertório”. Mais do que dar a conhecer destinos turísticos, o cinema tem o potencial de criar imaginários baseados em locais e destinos concretos. Dito de outro modo, “o cinema pode ser realidade, mas é algo mais, um gerador de emoções e sonhos”, nas certeiras palavras de Edgar Morin (1956).

A expressão “Film Tourism” é sintomática da importância que o cinema tem vindo a adquirir para a indústria do turismo. O turismo de cinema ou cine-turismo ou, ainda, turismo cinematográfico, começou por ser um nicho de mercado, segundo a Lusófona, cuja motivação de base dos visitantes é a exploração de destinos e locais popularizados pelo cinema.

Casos de estudo da utilização do cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos incluem a saga “Senhor dos Anéis”, que terá alavancado a Nova Zelândia como destino turístico com notoriedade global, ou a série televisiva “Guerra dos Tronos” com efeitos similares em relação a Dubrovnik, Croácia.

Mesmo em Portugal, logo em 1923, a longa-metragem os “Os Olhos da Alma” foi produzida pela Fortuna Filmes com a intenção declarada de fazer “propaganda” de Portugal no estrangeiro e atrair turistas. Quase um século depois de “Os Olhos da Alma” estrear – significativamente em Paris -, as atuais Film Commissions dão continuidade a este esforço de promoção de Portugal como destino turístico de excelência.

A conferência “Turismo e Cinema: A Promoção de Destinos Turísticos no Grande Ecrã” é organizada pelo Departamento de Turismo, em colaboração com o Departamento de Ciências da Comunicação, e o Departamento de Cinema e Arte dos Media da Universidade Lusófona.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img