“A ideia fundamental é perceber que devem existir vários pontos abordados nas suas redes, para tornar a página dinâmica e visualmente atrativa”
Miguel Estorninho
Ao preparar a estratégia de marketing do seu hotel nas redes sociais, é crucial compreender não apenas os tópicos a serem abordados, mas também como adaptar o conteúdo para diferentes plataformas, como o TikTok, Instagram e Facebook.
A ideia fundamental é perceber que devem existir vários pontos abordados nas suas redes, para tornar a página dinâmica e visualmente atrativa. Uma ideia interessante é tentar dividir em diferentes áreas, como por exemplo o Espaço, os Serviços e a Localização.
Tópico 1: O espaço
O que um visitante mais anseia por conhecer é o espaço onde vai ficar e que comodidades este lhe oferece. O Tiktok é uma plataforma perfeita para este efeito. Opte por vídeos curtos que façam uma tour pelos aspetos únicos do seu hotel.
Outra rede importante e fácil de transmitir a beleza do seu espaço é, obviamente, o Instagram. Destaque nesta plataforma a beleza do seu alojamento através de fotografias e vídeos de alta qualidade.
Cada rede tem a sua funcionalidade e o seu público. Perceba primeiro o seu target e depois crie os conteúdos, mas garanta sempre que – e o mais importante – destaca o seu espaço e cria uma sensação de desejo.
Tópico 2: Os serviços
Reservar num alojamento não é apenas reservar um quarto, mas também os serviços que estes englobam. A experiência de um visitante tem várias camadas, muitas delas complexas e com uma dinâmica muito pessoal e individual.
Aproveite os reels no Instagram para apresentar os serviços do seu espaço seja do hotel, do bar, ou mesmo as atividades que englobam o seu empreendimento. Uma excelente ideia é colaborar com influenciadores. Estes não só conseguem chegar a um vasto público, como também transmitem uma visão pessoal da experiência.
Tópico 3: A localização
Por fim, a localização. Este é um fator de reserva decisivo para a sua presença online. Tem de explorar bem esta vertente de modo a transmitir o que melhor rodeia o seu espaço, seja a natureza, as experiências, ou a restauração.
Mostre aos utilizadores os tesouros escondidos da região circundante do seu hotel através do TikTok e do Instagram. No Tiktok, por exemplo, através de uma temática em que aborda as relíquias locais e no Instagram utilize stories para partilhar dicas e recomendações sobre o que fazer na área. Mas não se esqueça do seu “cartão de visita”: o feed para mostrar no Instagram fotos das paisagens que envolvem o estabelecimento.
Uma rede social atualmente menos trabalhada, mas que ainda é importante manter uma presença é o Facebook. Nesta, aproveite e seja mais informativo e partilhe publicações sobre a história e cultura da zona geográfica, bem como dicas de viagem para os seus seguidores.
“Ao adaptar o seu conteúdo para diferentes plataformas, maximiza o alcance e o envolvimento do seu público-alvo”
Miguel Estorninho
Ao adaptar o seu conteúdo para diferentes plataformas, maximiza o alcance e o envolvimento do seu público-alvo. Cada vez mais as pessoas são seletivas no tipo de páginas e publicações com que vão interagir, por isso é importante ser diferente, dinâmico, visual, humano e criativo no tipo de conteúdos que produz.
Lembre-se: as redes sociais devem ser um cartão de visita para o seu hotel e para todos os serviços, paisagens e atividades envolventes que este oferece.
Boa sorte e boas reservas!
Por Miguel Estorninho
Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.