O Grupo Hotusa lança a última edição do ano do projeto “3 minutos com o Grupo Hotusa”, no qual o presidente da empresa, Amancio López, faz um balanço de 2024 para a organização e avança os objetivos e desafios para 2025.
No seu discurso, o presidente do Grupo Hotusa destacou os resultados obtidos pelo grupo durante 2024, que qualificou como “um ano magnífico” para a empresa, tanto em vendas como em resultados. “Batemos todos os recordes, com um crescimento das vendas de 10% e um aumento dos resultados de 25%.” Este crescimento deve-se à “procura sólida” que a Europa registou este ano.
“Esta dinâmica foi acompanhada por um desejo renovado de viajar, por melhorias constantes de produtos e por uma aposta estratégica na digitalização e na tecnologia que facilita um melhor reposicionamento dos hotéis para venda, bem como a contenção de custos”, enfatizou Amancio López.
Relativamente às áreas de negócio em expansão, a Eurostars Hotel Company obteve resultados “francamente bons”. Contudo, o presidente do grupo destaca também o êxito alcançado por outras áreas-chave da empresa.
Por sua vez, a Keytel anunciou recentemente que a empresa termina o ano com um total de 3.625 hotéis, dos quais 520 foram adicionados em 2024. O seu portfólio conta com 320 estabelecimentos em Portugal, o segundo maior mercado depois de Espanha. O seu crescimento, segundo Amancio López, tem sido “sólido” e as perspetivas para o futuro são “promissoras”.
Já a Restel registou um crescimento “significativo”, comercializando mais de 130 mil alojamentos em todo o mundo e gerando 3,5 milhões de reservas por ano.
Para 2025, Amancio López identifica oportunidades e desafios, sublinhando que a “trajetória de crescimento continua a ser relevante embora possa haver algum abrandamento”.
Entre as ameaças mais relevantes, aponta a insegurança geoestratégica, os conflitos próximos da Europa, a massificação do turismo e o impacto dos apartamentos turísticos no setor. Perante este cenário, Amancio López garante que a empresa “está preparada para enfrentar o futuro, melhorando a sua eficiência e competitividade, crescendo, diversificando-se e transformando-se”.