Terça-feira, Dezembro 6, 2022
Terça-feira, Dezembro 6, 2022

SIGA-NOS:

70% dos europeus planeia viajar este verão


Dois terços dos europeus pretende fazer uma viagem até o final de novembro de 2021, de acordo com o Comissão Europeia de Viagens (ETC). Apenas 15% revela incerteza e 15% não está disposto a viajar. As conclusões são do recém publicado – “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – da ETC  e revelam que, à medida que a Europa diminui as restrições de viagens e progride na vacinação, o interesse em viajar aumenta.

“A rápida progressão das vacinações COVID-19 na Europa, juntamente com a recente introdução do Certificado Digital COVID da UE e a próxima temporada de verão estão a impulsionar o espírito de viagem dos europeus. 70% dos entrevistados já estão a fazer planos de viagem para os próximos seis meses, face aos 56% em fevereiro de 2021”, refere a comissão.

Mais da metade (57%) dos europeus sente-se muito mais otimista quanto ao planeamento de viagens nos próximos meses graças ao lançamento de vacinação, enquanto 25% revela neutralidade e 18% não está convencido. Em muitos casos, a inoculação tem um impacto direto nos preparativos da viagem, com 54% a pretender reservar uma viagem depois de ser vacinados contra a COVID-19.

A introdução do Certificado Digital COVID da UE teve grande aceitação entre os europeus, uma vez que 57% dos inquiridos considera que o certificado irá facilitar o planeamento da sua próxima viagem, enquanto apenas 18% expressa opinião contrária.

Intenções de viagens

Os europeus que desejam viajar em breve estão mais entusiasmados com as viagens de verão: 31% planeia viajar durante junho e julho e 41% durante agosto e setembro, enquanto 16% pretende fazer uma viagem no outono. A pesquisa também mostra um aumento significativo no interesse por viagens internacionais; metade dos entrevistados deseja visitar outro país europeu (51%), enquanto 36% prefere viagens domésticas para desfrutar das atrações de seus próprios países. Os europeus que viajam para o exterior neste verão preferem destinos no sul, como Espanha, Itália, França, Grécia e Portugal para a sua próxima viagem.

Quanto ao status de planeamento dessas viagens, 42% dos viajantes já fizeram algumas ou todas as suas reservas para as próximas férias, 40% escolheram um destino, mas ainda não fizeram nenhuma reserva, e 19% ainda estão a decidir para onde ir.

As viagens aéreas continuam a ser a parte mais preocupante da viagem para 18% de todos os entrevistados por razões de saúde e segurança. Embora ainda seja a opção preferida entre os europeus com planos de viagens de curto prazo, o desjo por viagens aéreas (47%) diminuiu 11% desde fevereiro de 2021, enquanto a preferência por viagens de carro (39%) aumentou 23 % no mesmo período.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img