Terça-feira, Maio 21, 2024
Terça-feira, Maio 21, 2024

SIGA-NOS:

“A hotelaria é um desafio constante, individual e coletivo”

Aos 38 anos, Sónia Silva, a diretora do hotel NAU Salgados Dunas Suites, conquistou o Prémio de Excelência na Hotelaria da ADHP, na categoria de “Melhor Jovem Diretor de Hotel” dos Xénios 2022.

Formada em Turismo pela Universidade do Algarve, Sónia Silva é um exemplo da aposta do grupo NAU Hotels & Resorts no talento dos seus colaboradores.

“A chegada ao NAU Salgados Dunas Suites é fruto de todo um percurso no Grupo Nau, que
nasceu em maio de 2013″, afirma Sónia Silva, que integrou o grupo hoteleiro nesse ano, com 25 anos, tendo iniciado funções como rececionista, no hotel NAU Salgados Palace, função que lhe deu “o passaporte de entrada” na hotelaria. Posteriormente, transitou para o cargo de Guest Relations e de Assistente de Direção nas unidades hoteleiras do grupo NAU Hotels & Resorts em São Rafael.

Sónia Silva sempre foi fascinada pela área do turismo. “Sempre soube que queria enveredar por esta área e acredito que ela só resulta se houver paixão. A hotelaria não tem dias ou tempos monótonos, é um desafio constante, individual e coletivo que me traz muita realização”, afirma a diretora em declarações ao Tnews.

Carreira na hotelaria

Desde o início deste ano que Sónia Silva está a liderar o hotel NAU Salgados Dunas Suites, unidade 5 estrelas com 151 quartos e suites, localizado na Herdade dos Salgados, em Albufeira. Contudo, a direção hoteleira, nomeadamente no grupo NAU Hotels & Resorts, não é uma novidade para Sónia Silva, que em 2017 foi convidada a assumir a liderança de outra unidade do grupo, em Portimão, com 98 quartos, o Morgado Golf & Country Club, unidade 4 estrelas que liderou durante 4 anos e onde teve um papel decisivo na conquista do Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2015 e 2017.

“Desde 2013 cresci muito, aproveitei todos os desafios que me foram propostos e, muito importante, tive sempre quem confiasse e apostasse em mim”, afirma a diretora. Para Sónia, ser uma mulher jovem diretora de um hotel é “um grande orgulho. É fantástico olhar para trás e ver construída uma carreira, na área que sempre desejei, partilhada e impulsionada na sua maioria, pelo género masculino”.

“Somos todos colegas, formamos equipas e trabalhamos para um objetivo comum. Oportunidade, força de vontade, espírito de sacrifício e profissionalismo levam-nos ao mesmo lugar, sejamos homens ou mulheres, a diferença está no querer e no desempenho de cada um”, defende.

Sónia Silva confessa, quando entrou no grupo NAU em 2013, nunca pensou que iria chegar a diretora de hotel. Porém, sabia que era um objetivo para o futuro. “Com o passar dos meses e o leque de oportunidades, comecei a ter outra perceção e a acreditar que estava muito mais próximo de acontecer, do que alguma vez tinha imaginado. Foi um percurso de 4 anos, que considero incrível e pelo qual sou extremamente grata ao Grupo NAU Hotels & Resorts”.

Diretora do NAU Salgados Duna Suites

Hotel NAU Salgados Dunas Suites

Para alguém assumir um cargo de direção, Sónia Silva considera essencial ter “experiência, know-how, formação na área, capacidade de gestão, capacidade de liderança e assertividade”. Porém, também acha importante “a personalidade de cada um, que pode levar a um maior ou menor sucesso no alcance global dos objetivos esperados.” A diretora defende que todas estas características são fundamentais, “mas quando existe equilíbrio entre aspetos emocionais e aspetos técnicos, pode encontrar-se a combinação quase perfeita.”

Sónia Silva explica que nunca foi dominada pelo medo de errar, apesar de assumir um cargo com muitas responsabilidades. “Como em tudo, é preciso definir uma intenção, um propósito para o que estamos a fazer. Depois, é seguirmos focados, acreditarmos que somos capazes, acreditarmos na nossa formação e na experiência dos que nos chefiam, ensinam e acompanham diariamente. É certo que entre o que desejamos e o caminho que temos de percorrer, o bom-senso é sempre bom companheiro”.

Prémios Xénios 2022

Sónia Silva a receber o Prémio de Excelência na Hotelaria da ADHP, na categoria de “Melhor Jovem Diretor de Hotel” dos Xénios 2022.

Na sua 10.ª edição, os Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria 2022 têm como objetivo distinguir os diretores hoteleiros, reconhecendo os profissionais de hotelaria e as empresas do setor, ou que nele operam, e que se destacaram no ano de 2021, nas suas diferentes áreas ou departamentos de atuação.

O prémio agora conquistado pela atual diretora do NAU Salgados Dunas Suites consolida o mérito do grupo hoteleiro português. Sónia explica que a motivação para se candidatar aos Prémios Xénios “veio por parte de um colega de profissão, também ele diretor. Depois foi só ganhar o entusiasmo e colocar-me à prova. Acabei por motivar-me a fazê-lo e fico feliz com o resultado alcançado”.

A divulgação e entrega dos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria 2022 decorreu na noite de 31 de março, durante o XVIII Congresso Nacional da ADHP, no Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim.

Depois de ser reconhecida com um prémio de excelência na hotelaria, a diretora do NAU Salgados Dunas Suites espera, no futuro, continuar a ser uma mais-valia para a unidade que representa “e espero festejar o sucesso da mesma com todos os meus colegas. Para o futuro, desejo continuar a crescer e a aprender, certa de que isso será sempre o caminho para chegar mais longe.”

Sónia Silva deixa, ainda, uma mensagem de esperança para os jovens que estão a entrar no setor da hotelaria: “Primeiro, que nunca deixem de acreditar e de lutar para chegarem onde ambicionam. O turismo e a hotelaria são um mundo de oportunidades e terá sem dúvida um lugar para cada um. Que tenham sempre foco, determinação e muita paixão pelo que desejam fazer.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img