O Turismo de Portugal, de 8 a 14 de abril, assinala o arranque da agenda de atividades “À descoberta do Turismo Industrial” que se realizam, de norte a sul do país, para revelar o património e a indústria viva que caracterizam a oferta e os territórios de Portugal.
“À descoberta do Turismo Industrial” visa dar visibilidade à rede nacional de oferta de Turismo Industrial, que já conta com cerca de 160 recursos, e integra: visitas guiadas; workshops; exposições; demonstrações; exibições de filmes e documentários; degustações e provas.
Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores, e dos parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
Em alinhamento com a Estratégia Turismo 2027, o Programa de Estruturação da Oferta de Turismo Industrial foi lançado em janeiro de 2020 e “tem como objetivo promover uma oferta turística diferenciada que reforce a atratividade dos territórios de baixa densidade e capte mercado nacional e internacional”.
Os objetivos tendem a proporcionar serviços de qualidade comuns a todos os recursos de turismo industrial, nomeadamente, no que concerne às condições de visitação e implementação de medidas em termos de acessibilidade e sustentabilidade.
O turismo industrial permite “diferenciar a oferta turística de determinados territórios, incluindo aqueles de interior, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência” explica o Turismo de Portugal em comunicado.
Em Portugal, o projeto mais consolidado e também pioneiro em matéria de turismo industrial é o município de São João da Madeira que, em 2022, assinala dez anos de atividade com cerca de 284 mil visitas, 64% das quais feitas às fábricas do concelho.
No contexto internacional, França é uma referência em termos de Turismo Industrial, na indústria viva. Os dados mais recentes referem 15 milhões de visitantes, com duas mil empresas integradas em redes de turismo industrial, com 21% de visitantes estrangeiros (associação Entreprise et Découverte, dados 2019).
O programa pode ser consultado na agenda.