Sábado, Julho 13, 2024
Sábado, Julho 13, 2024

SIGA-NOS:

Agências espanholas consideram “inaceitável” que algumas companhias aéreas não tenham efetuado os reembolsos

-PUB-spot_img

A Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV) considera “inaceitável” que algumas companhias aéreas não tenham devolvido o dinheiro devido às respetivas agências de viagens.

Em outubro de 2020, o CEAV quantificou os reembolsos pendentes dos seus fornecedores em 325 milhões de euros, dos quais cerca de 250 milhões de euros correspondiam a companhias aéreas.

“Embora seja verdade que muitas destas empresas procederam à gestão dos seus reembolsos, algumas empresas como a Ryanair, Norwegian, Plus Ultra ou Air Europa, entre outras, continuam a não o fazer na sua totalidade, quando algumas também receberam fundos do SEPI [fundo de resgate do governo espanhol]”, refere a associação em comunicad .

A CEAV afirma que o caso da Air Europa “é flagrante”, porque “apesar de ter recebido 475 milhões de euros da SEPI (ou seja, dos contribuintes), está a devolver gradualmente o valor dos bilhetes cancelados”. Além dia, a associação recorda que “reiterou em várias ocasiões a necessidade de vincular diretamente os auxílios estatais às companhias aéreas ao cumprimento das suas obrigações para com os passageiros, conforme recomendado pelo Tribunal de Contas Europeu.

“A recusa em pagar as quantias devidas aos passageiros no prazo estabelecido pela regulamentação implica uma violação dos direitos dos passageiros aéreos desde o início da pandemia e uma clara violação dos regulamentos comunitários”, sublinha a CEAV.

Para Mercedes Tejero, gerente do CEAV, “as agências foram obrigadas a adiantar os reembolsos correspondentes aos voos incluídos nos pacotes contratados com as empresas aéreas, com o consequente prejuízo. Isso agrava a já complicada situação das agências de viagens que, após meses de hiato, vão aos poucos começando a ter alguma atividade, mas não muito menos do que ao nível de outros subsetores do turismo ”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img