A Air France revelou as novas cabines que serão instaladas em todos os Embraer 190, operados pela sua subsidiária regional HOP!, na Aircraft Interiors Expo em Hamburgo, Alemanha, na semana passada. O primeiro destes aviões renovados está programado para voar no outono de 2024.
A empresa mantém a sua evolução e padronização da oferta de produtos e serviços na rede de voos de curto e médio curso. Em Portugal, a aeronave realiza voos regulares entre o Porto e Paris-CDG.
Novos assentos, mais confortáveis e modernos.
Com a renovação das cabines, o Embraer 190 será equipado com 110 assentos novos, organizados numa configuração 2-2. Cada assento, revestido a couro e com espuma ergonómica, promete maior conforto e durabilidade. As poltronas, reclináveis até 7,6 cm, terão 46 cm de largura e serão equipadas com tabuleiro, espaços de armazenamento otimizados, apoios de braços confortáveis e rebatíveis, porta-casacos e encosto de cabeça ajustável em altura e nas abas laterais.
Ao nível dos olhos do passageiro, todos os assentos vão incluir um suporte retrátil com uma
superfície antiderrapante, para acomodar o smartphone ou o tablet de forma segura, dispondo
ainda de portas USB A e C para carregar os seus dispositivos pessoais, incluindo laptops, e um
porta-copos duplo para maior conveniência.
A bordo, os clientes Business poderão ocupar as primeiras filas do avião. Para maior conforto e privacidade, uma cortina móvel separará esta cabine e, a partir de janeiro de 2025, cada passageiro terá um assento livre ao seu lado.
Uma cabine luminosa e elegante
Tal como no Airbus A220, a cabine do Embraer 190 terá as cores típicas da Air France: azul, branco e toques de vermelho. Cada assento terá costuras simétricas e um Martingale bordado, oferecendo mais conforto. O encosto de cabeça e as paredes traseiras da cabine ostentarão o acento da companhia. O tapete no chão apresentará o padrão ornamental em espinha, inspirado nos apartamentos Haussmannianos de Paris.
Poltronas mais leves, desenhadas e produzidas em França
Para projetar estas poltronas, a Air France colaborou com o fabricante francês Expliseat e contou com a experiência do designer Andrea Mocellin, especialista no mercado de luxo. Feitas de fibra de carbono e titânio, as estruturas dos assentos são ultraleves e muito resistentes, incorporando elementos reciclados e utilizando a menor quantidade possível de plástico
Cada novo assento é 30% mais leve do que o modelo atual, ajudando a reduzir o peso total da aeronave e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões de CO2. Esta iniciativa faz parte da estratégia da companhia para diminuir as emissões de carbono, juntamente com a renovação da frota, o aumento do uso de combustíveis sustentáveis para a aviação e o desenvolvimento de práticas de eco-pilotagem.
Desenhados sob medida de acordo com as especificações da companhia, estes assentos serão produzidos em Angers, França. A renovação do Embraer 190 começará no centro de manutenção da HOP! em Clermont-Ferrand após o verão.