Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

APAL faz balanço do primeiro semestre e divulga novas ações promocionais

-PUB-spot_img

APAL – Agência de Promoção de Albufeira realizou uma sessão pública para apresentar o balanço do primeiro semestre de 2024. A iniciativa decorreu na AHETA, no passado dia 25 de junho, tendo contado com a presença de dirigentes, associados e parceiros.

Na apresentação do balanço, Desidério Silva, presidente da Direção da APAL, sublinhou que “este é um ano importante para a associação, não só porque comemora o seu 20º aniversário, como também porque temos procurado crescer em dimensão e em relevância, agregando associados e procurando implementar ações e estratégias que valorizem Albufeira e os negócios aqui existentes”.

Estiveram presentes na sessão José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira; Carla Simões, representante do Turismo de Portugal; Hugo Nascimento, diretor-executivo da Associação Turismo do Algarve; Vítor Neto, presidente do NERA; José Paulino, da Delegação Marítima de Albufeira; e Rodrigo Borges, em representação da ADHP.

Chamado a intervir, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, referiu-se à necessidade de haver uma maior exigência junto de todos os que vivem do setor turístico, recordando que Albufeira não pode perder a reputação de excelência conseguida ao longo dos anos. O autarca salientou ainda a importância de integrar a estratégia da APAL no novo Plano de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas, documento orientador que o município apresentou em abril. 

Para Carla Simões, representante do Turismo de Portugal, a implementação de ações promocionais, em parceria com agentes do setor, entidades públicas, privadas ou associativas, deve obedecer a uma lógica de coordenação entre todos, visto que a “valorização dos territórios ganha com uma estratégia comum”. 

Ao olhar para o primeiro semestre, Desidério Silva destacou a nova imagem institucional da APAL, que resultou num novo posicionamento para reforçar a comunicação desta entidade junto dos associados e parceiros. Nesse sentido, a APAL apresentou um novo website, onde dá conta do trabalho realizado. Foi ainda apresentada a identidade visual do “VisitAlbufeira”, marca promocional da APAL, cujo novo website será lançado ainda durante este ano. 

O dia de Albufeira em Sevilha, realizado no dia 15 de fevereiro, foi outro dos momentos destacados na sessão. Este contemplou um conjunto de iniciativas promocionais na capital andaluza tendo reunido mais de 150 participantes, entre agências, operadores, imprensa e representantes locais. 

A presença da APAL na BTL – Bolsa de Turismo de Albufeira foi igualmente mencionada. Para o dirigente, este continua a ser um ponto de encontro importante para o setor, tendo esta presença servido de suporte para muitos dos associados que promoveram os seus negócios. Foi possível desenvolver num novo stand várias ações promocionais relacionadas com o destino Albufeira. O evento acolheu também o lançamento do novo vídeo da APAL, focado nas potencialidades de Albufeira fora da época balnear.

O anuário da APAL, “Destino Albufeira”, foi outro dos pontos apresentados. Esta publicação deu a conhecer as atividades realizadas em 2023 pela associação, bem como alguns dos projetos mais recentes implementados em Albufeira. São os casos da exposição subaquática “Art Reef by VHILS”, do Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa, ou da candidatura do território Algarvensis à Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

A comemoração dos 20 anos da APAL, que decorreu a 19 de abril, teve também direito a uma referência. Nesse dia, a Associação Turismo do Algarve juntou centenas de participantes à volta de uma mostra de associados, e da conferência sobre os “Caminhos do Turismo”, marcada pela presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Esta celebração terminou com um jantar que juntou dirigentes, associados e parceiros. Um dos pontos altos foi a criação da Bolsa de Estudo Carlos Silva e Sousa, em homenagem ao falecido autarca, que visa apoiar um estudante da Licenciatura de Turismo.

Ainda em abril, Desidério Silva destacou a Fam Trip direcionada ao mercado irlandês, que contou com a presença de 20 agentes de viagens e operadores da República da Irlanda e Irlanda do Norte. Já em maio, a associação apostou no mercado do Porto e Norte de Portugal, através de um workshop realizado na Alfândega do Porto, com a presença de mais de 250 participantes. Foi também neste mês que mais de duas dezenas de associados acompanharam a ação promocional realizada nos Estados Unidos, através de um roadshow com paragem para workshops em Boston e Nova Iorque, com o objetivo de reforçar a aposta num mercado que valoriza a cultura e a natureza.

Desidério Silva recordou que a APAL desenvolve uma atividade promocional contínua, suportada pelos diferentes canais de comunicação, nomeadamente online, onde partilha e valoriza conteúdos relacionados com o destino e com os associados. 

O dirigente deu ainda a conhecer algumas das atividades agendadas até ao final do ano, tal como a presença na Feira IFTM – Internacional & French Travel Market, em setembro; a realização de uma Fam Trip focada no mercado britânico, prevista para outubro; e a organização de uma conferência, prevista para novembro. 

A apresentação do novo website do VisitAlbufeira, a divulgação do estudo encomendado à Universidade Algarve sobre a APAL e a implementação de campanhas de marketing digital, para impulsionar a época baixa, Natal e Fim de Ano foram também mencionados.

Desidério Silva concluiu a sua intervenção, realçando que a APAL reúne atualmente um total de 253 associados, estando empenhada em reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento do turismo e da economia de Albufeira.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img