Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, garantiu, em entrevista ao TNews, que a apresentação formal da Estratégia Turismo 2035 acontecerá no próximo mês de fevereiro.
À margem do Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Pedro Machado referiu que as sessões públicas terminarão no final de novembro, mas que a apresentação formal da Estratégia 2035 só acontecerá em fevereiro.
“As sessões públicas para a discussão da nova Estratégia terminarão no final de novembro no Algarve, mas teremos ainda uma parte de trabalho, diria quase de laboratório, que é ouvirmos individualidades e personalidades nacionais e internacionais relevantes no setor. A nossa proposta é colocarmos a nova estratégia na discussão pública no mês de janeiro para que a apresentação formal aconteça no mês de fevereiro.”
Com um total de sete sessões previstas, o secretário de Estado do Turismo fez um balanço das quatro já realizadas: “As sessões têm sido muito participadas, em particular, pelos agentes do setor, mas também pela academia e por outras organizações que desafiámos a dar o seu contributo.”
Pedro Machado reconhece alguns desafios no setor, dando destaque a “novas matérias”, nomeadamente na distribuição, novas rotas e novos países, que “importam introduzir na Estratégia Turismo 2035”.
“Percebemos que há aqui uma estratégia, que colocámos na agenda, que foi pegar nalguns dos temas que transitam da evolução e da conclusão dos objetivos, que a Estratégia 2027 tinha alcançado, mas, simultaneamente, também introduzimos aquilo que é previsivelmente as novas agendas. Agendas estas que resultam do compromisso internacional que Portugal tem, querendo ser um país cada vez mais presente em novos destinos.”
Para terminar, Pedro Machado assegurou que o produto final será “particularmente enriquecedor”.