A Autoridade de Turismo da Arábia Saudita (STA) assinalou o início do Arabian Travel Market (ATM) deste ano, com a apresentação dos destinos de verão da Arábia Saudita aos parceiros comerciais – numa altura em que o setor do turismo do país continua a crescer.
Representantes do ecossistema turístico em expansão da Arábia Saudita deram o pontapé de saída da maior feira de viagens e turismo do Médio Oriente, com o objetivo de dar a conhecer a oferta única e diversificada de destinos de verão da Arábia Saudita, reforçar e estabelecer novas parcerias comerciais e celebrar o notável crescimento anual do setor turístico saudita.
Fahd Hamidaddin, CEO e membro do Conselho de Administração da STA, lidera a delegação saudita de 72 parceiros, incluindo as principais empresas de gestão de destinos, hoteleiros e companhias aéreas, na feira que começou na passada segunda-feira, dia 6, no Dubai.
A delegação tem como objetivo mostrar os destinos de verão característicos da Arábia Saudita aos parceiros comerciais e aos consumidores da região do CCG e sublinhar o estatuto da Arábia Saudita como um destino turístico líder mundial durante todo o ano, com um enfoque estratégico em mercados prioritários como a Índia e a China.
“Durante a época de verão, a Arábia Saudita oferece uma gama única e diversificada de actividades e destinos para os visitantes, incluindo jovens e famílias, que vão desde as praias imaculadas do Mar Vermelho, à rica cultura de Jeddah e a um programa de eventos como nenhum outro, incluindo o Esports World Cup, que começa em Riade em julho”, refere o comunicado da STA.
As regiões montanhosas da Arábia Saudita, incluindo os destinos tranquilos e pitorescos de Aseer, Taif e Al Baha, “também proporcionam uma fuga refrescante durante o verão, com temperaturas na casa dos 20 graus. Estes retiros serenos são ideais para os viajantes aventureiros que procuram beleza natural, vida selvagem, trilhos para caminhadas e brisas frescas”.
Com base no sucesso da presença do ano passado na ATM, onde mais de 50.000 visitantes foram recebidos no stand saudita, a exposição deste ano está distribuída por três pisos com parceiros que apresentam centenas de produtos de reserva acessíveis e de luxo para destinos como Jeddah, AlUla, Aseer, Riade e o Mar Vermelho.
Os visitantes podem fazer uma corrida de bicicleta pelas montanhas de Aseer num simulador virtual, descarregar listas de reprodução de verão sauditas especialmente selecionadas em parceria com a Anghami, ver uma série de recordações de futebol no Museu da Liga Profissional Saudita e desfrutar de atuações ao vivo de dançarinos tradicionais sauditas e de exposições de arte digital de artistas locais. A diversidade da Arábia Saudita será também apresentada com um mapa interativo da Arábia Saudita e um calendário de atividades.
O stand também apresenta o novo “Saudi Rewards”, um programa de recompensas nacional inédito, que oferece recompensas gratuitas a nível nacional aos cidadãos e visitantes para desbloquear pontos em turismo, compras, refeições, entretenimento e muito mais. O Saudi Rewards conta atualmente com uma rede de 17 parceiros e terá um stand dedicado na ATM com ativações interativas para os visitantes.
A STA e os seus parceiros têm como objetivo “aproveitar os sucessos da ATM do ano passado, onde foram assinados mais de 1600 negócios e mais de 50 memorandos de entendimento e acordos estratégicos, resultando em 35 000 visitas adicionais”.
A Arábia Saudita oferece “aos parceiros comerciais uma oportunidade sem paralelo para um crescimento sustentado”. O país recebeu 100 milhões de turistas em 2023. Este boom continuou em 2024, com o primeiro trimestre do ano a testemunhar um aumento de dois dígitos no crescimento de turistas em comparação com o mesmo período do ano passado – “reforçando a posição da Arábia Saudita como um destino turístico global líder e impulsionando o progresso em direção ao seu objetivo revisto de 150 milhões de visitas até 2030”.