Maldivas, Dubai, Seychelles, Quénia / Tanzânia + Zanzibar e Costa Rica são, por esta ordem, os destinos mais vendidos este ano pela TUI Portugal. Em entrevista ao TNews, Francisca Ferreira, Tour Operator Manager da TUI Portugal, explica o sucesso de vendas das Maldivas, e fala da estratégia e do posicionamento do operador durante a pandemia junto das agências de viagens. Seguindo o seu ADN, a TUI Portugal reforçou o acompanhamento das reservas dos seus clientes, “de forma a garantir o máximo de segurança antes, durante e no regresso a Portugal.
O que justifica o sucesso de vendas do destino Maldivas?
Além de ser um destino idílico, o próprio conceito do destino contribui para uma sensação (perfeitamente real e justificável) de segurança, já que a lógica é 1 ilha = 1 hotel. Controlando as entradas, com a obrigatoriedade de apresentação de teste PCR negativo, estamos num ambiente muito seguro, que oferece todas as garantias aos nossos clientes, que assim podem usufruir das suas férias de forma totalmente descontraída, sem necessidade de usar máscara a não ser nas áreas comuns do hotel.
Depois, o facto de ter sido um dos primeiros a reabrir (desde 15 Julho de 2020) e ter-se mantido aberto desde então, sempre com regras muito bem definidas quanto à higiene e segurança, também contribuiu bastante para este sucesso.
A TUI sempre foi especialista nas Maldivas e este ano acabámos por reforçar a programação, apostando forte neste destino. Em resultado da pandemia, foi também notório um grande esforço por parte os hoteleiros com promoções estendidas todo o Verão para estimular vendas, o que ajudou de uma forma geral a baixar os preços de venda em relação aos anos anteriores.
Lançaram um novo destino este verão, Malta. Qual tem sido o feedback e vendas?
Malta tem correspondido às nossas expectativas, ainda que a mudança das regras de entrada no país (agora apenas para turistas vacinados) tenha limitado um pouco mais as vendas. Mas é uma aposta segura e com grande potencial no mercado português, pela sua proximidade, oferta cultural e, claro, preços muito competitivos.
Lançaram em abril a ferramenta digital que permite a divisão de reservas no destino Maldivas. E teve um sucesso imediato (50% do total de reservas). Essa recetividade mantém-se? Pensam estender essa ferramenta a outros destinos?
Sim, continuamos com grande recetividade quanto à divisão de estadia no mesmo hotel. É, sem dúvida, uma tendência do mercado, e faz sentido que os clientes possam usufruir de uma experiência mais completa, repartindo o alojamento em tipologias diferentes.
Faz tanto sentido que estamos a estudar a possibilidade de estender essa ferramenta a outros destinos, sim.
Nesta pandemia, qual foi a estratégia da TUI Portugal em termos de posicionamento junto dos vossos clientes, as agências de viagens?
Sempre fez parte do nosso ADN o acompanhamento de todos os processos, desde a venda até ao regresso dos clientes. Em tempo de pandemia foi, mais do que nunca, uma constante, com o seguimento rigoroso de cada reserva de forma a garantir o máximo de segurança aos nossos clientes, antes, durante e no regresso a Portugal.
Apostamos na informação diária da abertura de destinos, regras e restrições para viajar, aconselhando sempre sobre quais as melhores práticas. Investimos também na formação dos destinos vendáveis nesta altura da pandemia, colocando à disposição dos clientes todas as informações práticas para estes poderem viajar em segurança.
Qual tem sido o comportamento de reserva durante a pandemia? Que fatores têm mais influência nas reservas dos clientes?
Devido aos confinamentos e às restrições de viagens, sentimos que as pessoas estão com uma grande vontade de viajar. Houve, por exemplo, muitos casamentos adiados que acabaram por se realizar este ano e, por isso, temos muitos pedidos de viagens de lua de mel. À parte deste segmento, sentimos também um aumento dos pedidos no geral, quer sejam casais ou até famílias, que já se sentem seguras para viajar para alguns dos nossos destinos.
A nossa comunicação tem sido muito clara na veiculação de uma mensagem tranquilizadora e responsável, quanto à possibilidade de viajar para os destinos TUI, sendo que os fatores essenciais que influenciam a decisão dos clientes no momento da reserva, para além do preço, são a garantia de segurança do destino e das companhias aéreas com quem vão viajar, as restrições aplicadas quanto à questão dos testes PCR ou limitações de deslocação nesse mesmo destino. Além desses pontos, uma pergunta que nos é colocada regularmente é a necessidade de uma informação detalhada quanto ao seguro de viagem com proteção Covid, algo que a TUI tem incluído em todos os seus programas.
“Apostamos na informação diária da abertura de destinos, regras e restrições para viajar, aconselhando sempre sobre quais as melhores práticas”
O que tem sido mais valorizado pelos agentes de viagens nesta altura, o que é que procuram mais no serviço do operador?
Sem dúvida o apoio incondicional da TUI em todas as situações que podem decorrer durante todo o processo de uma viagem: antes, durante e após o regresso dos clientes. Algo a que nos dedicamos de forma muito séria. Estamos sempre disponíveis para a resolução de qualquer questão que possa surgir, no sentido de não prejudicar a viagem dos clientes.
Procuram-nos também pela fiabilidade das nossas informações atualizadas diariamente quanto à documentação de viagem, restrições, testes PCR necessários etc..
Têm organizado diversos webinares, qual tem sido o nível de participação dos agentes de viagens?
Muito positiva. Temos tido uma grande aceitação por parte das agências de viagens, com uma média de 150 inscrições por Webinar. Sentimos que a informação aí veiculada é muito importante, não só para dotar os parceiros da TUI de mais e melhores argumentos de venda, mas também para que estes percebam que estamos cá para eles, sempre que precisarem.
“Uma pergunta que nos é colocada regularmente é a necessidade de uma informação detalhada quanto ao seguro de viagem com proteção Covid, algo que a TUI tem incluído em todos os seus programas”
Já encontraram o agente de viagens vencedor da campanha de incentivo de vendas para as Maldivas? Que resultados obtiveram em termos de vendas?
Os vencedores foram anunciados a semana passada, sim. O primeiro classificado foi a Bestravel da Boavista e o segundo foi do universo da TopAtlântico.
Os resultados foram muito positivos, sendo que temos vindo numa senda de crescimento muito consistente para este destino e esta foi uma forma de premiarmos aqueles que, juntamente com a TUI, têm acreditado que é possível ajudar os portugueses a continuarem a sonhar, apesar de tudo.
Vão continuar a aposta na tecnologia, disponibilizando novas ferramentas aos clientes como têm feito até aqui? O que podem adiantar nesse sentido?
É uma aposta para continuar, seguramente. O mundo está a mudar, o mercado muda com ele, e a TUI vai estar sempre na linha da frente dessa mudança. Adaptando, ajustando, melhorando. A ideia é oferecer sempre mais e melhores ferramentas de trabalho para facilitar as vendas online aos nossos clientes. Estamos a trabalhar no sentido de responder às necessidades do mercado e das agências de viagens, aportando sempre valor ao nosso produto, cuja qualidade é conhecida.
Como perspetivam as vendas neste verão, comparadas com 2020?
As vendas este ano são animadoras, muito fruto da estratégia e trabalho que temos vindo a desenvolver, pelo que acreditamos que este ano será um pouco melhor do que o anterior, mas não tão bom quanto o próximo. Apesar de muitos portugueses já terem começado a viajar – e muitos deles com a TUI – há ainda muitos destinos com condicionamentos à entrada. Uma vez levantadas algumas dessas restrições, acreditamos que os números irão subir. E cá estaremos para levar os portugueses aos seus destinos de sonho!