A proibição de viagens internacionais na Austrália deverá ser suspensa em novembro, um mês antes do esperado.
A fronteira de Nova Gales do Sul será a primeira a reabrir após 18 meses, como parte de um plano para aliviar as restrições para os Estados que atinjam 80% das taxas de vacinação da Covid.
Em resposta ao anúncio do governo australiano de que o país vai reabrir as fronteiras a partir de novembro, a transportadora nacional australiana Qantas já anunciou o reinicio das viagens internacionais a 14 de novembro de 2021, com três voos semanais de ida e volta entre Sidney e Londres e três voos semanais de ida e volta entre Sidney e Los Angeles no Boeing 787-9 Dreamliners.
A companhia aérea informou que estes dois destinos têm sido os mais pesquisados no seu site nas últimas semanas e que mais voos serão adicionados para atender à procura, se necessário.
A Qantas informou ainda que as datas de início das rotas podem ser atualizadas assim que o governo australiano anunciar a data exata em que as fronteiras internacionais da Austrália serão reabertas em novembro.
Além do Reino Unido e dos EUA, os voos para o Japão, Singapura, Canadá e Fiji poderão ser dos primeiros a serem retomados pela companhia.
O primeiro-ministro Scott Morrison disse que o governo consideraria não aplicar quarentenas entre alguns países, como a Nova Zelândia, “quando for seguro fazê-lo”.
“É hora de devolver a vida aos australianos”, disse. “As viagens internacionais vão reiniciar com segurança para viajantes australianos totalmente vacinados”.
“Muitos países ao redor do mundo agora reabriram com segurança para viagens internacionais e em breve chegará a hora da Austrália dar o próximo passo”.