A Azores Airlines vai reforçar a sua operação interilhas com a introdução de uma nova ligação direta entre a ilha Terceira (Lajes) e a Madeira (Funchal), que passa a integrar o programa operacional da companhia no verão IATA 2026.
A nova rota Terceira–Madeira tem início previsto a 7 de maio de 2026, com uma frequência semanal às quintas-feiras. Entre junho e setembro, período de maior procura, a operação será reforçada para duas frequências semanais. Nos restantes meses, mantém-se uma ligação semanal.
Os voos terão partida da ilha Terceira às quintas-feiras, com regresso no dia seguinte. Durante o pico da época alta, será acrescentada uma operação adicional à segunda-feira, também com regresso no dia seguinte.
Com esta nova rota direta, os passageiros passam a poder aceder ao arquipélago dos Açores através de duas portas de entrada — Ponta Delgada e Lajes — o que permite maior flexibilidade no planeamento das viagens e diversifica as opções de ligação entre os dois arquipélagos.
A operação complementa as ligações já existentes via Ponta Delgada, permitindo à Azores Airlines atingir um total de 12 frequências semanais entre os Açores e a Madeira no pico da temporada de verão.
A rota Lajes–Funchal resulta da atualização das Obrigações de Serviço Público (OSP), que passam a incluir esta ligação na oferta de voos entre os dois arquipélagos portugueses, reforçando a conectividade aérea entre regiões autónomas.



