Quarta-feira, Abril 17, 2024
Quarta-feira, Abril 17, 2024

SIGA-NOS:

BEONx destaca mitigação do ‘Efeito Pêndulo’ nos preços dos hotéis portugueses após pandemia

Após um período marcado pela pandemia, a BEONx destacou a mitigação do chamado “Efeito Pêndulo” nos preços dos hotéis portugueses. A empresa, especializada em sistemas de gestão de receitas hoteleiras, irá divulgar a sua análise das tendências de preços dos hotéis em Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

“A pandemia de covid-19 trouxe desafios sem precedentes à indústria hoteleira portuguesa, com uma diminuição significativa de -17,8% na Taxa Média Diária (TDM) por quarto em 2020, expondo os hotéis a consequências económicas adversas”, indica a empresa.

Contrariamente às expectativas, o sector não só recuperou, como “experimentou um efeito de pêndulo, atingindo níveis sem precedentes”. A ADR registou um crescimento de 42% de 2021 a 2023, com variações regionais distintas. O Norte, a zona de Lisboa e o Algarve registaram os maiores aumentos de ADR, segundo a BEONx. Os valores da ADR ultrapassaram os níveis pré-pandémicos em 2022, alinhando-se com o pico do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Portugal. “Como a economia de Portugal depende fortemente do turismo, o aumento da procura levou à inflação, com impacto nos custos do sector hoteleiro”, explica a empresa em comunicado.

A BEONx atribui o ressurgimento do turismo após a pandemia à procura reprimida pós-pandemia, juntamente com os esforços dos hotéis para recuperar as perdas de receitas. Em 2022, Portugal recebeu 1,27 milhões de hóspedes, aproximando-se dos níveis pré-pandémicos de 1,37 milhões de hóspedes em 2019.

“O ‘Efeito Pêndulo’ a que temos assistido nos preços dos hotéis em Portugal, que vamos apresentar na BTL, tem sido um fenómeno único e desafiante. Como líder em soluções tecnológicas, reconhecemos a importância de nos adaptarmos a estas mudanças para fornecer ferramentas eficientes ao sector”, afirma Álvaro Ponte, VP de Dados da BEONx.

“No cenário dinâmico atual, apelamos aos hotéis portugueses para que adoptem estratégias proactivas para enfrentar os desafios emergentes. Neste contexto, a Inteligência Artificial (IA) revela-se um aliado essencial, fornecendo informações valiosas, facilitando a tomada de decisões e optimizando as nossas estratégias de preços. As ferramentas de IA desempenham um papel fundamental na otimização dinâmica de preços, na previsão e otimização da ocupação, bem como na previsão de receitas”, acrescenta.

A BEONx estará presente na Bolsa Turismo Lisboa Travel Market (BTL) 2024, que se realizará de 28 de fevereiro a 3 de março, em Lisboa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img