Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

Booking e Expedia mantêm domínio na União Europeia

O estudo da Comissão Europeia revela que 44% por cento das reservas de hotéis independentes são feitas através de agências de viagens online, como a Booking ou a Expedia, que dominam este mercado na União Europeia.

O relatório avalia o setor da distribuição hoteleira europeia entre 2017 e 2021 em seis estados membros: Espanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Polónia e Suécia. O estudo mostrou que não houve “nenhuma mudança importante na situação competitiva do setor” em comparação com o ano de 2016.

O estudo refere também que as OTA’S representam 44% das vendas de hotéis independentes, o que é um “ligeiro aumento” em comparação com a situação anterior ao período em análise.

A Booking.com e a Expedia continuam a dominar a indústria e o relatório adverte que “não há sinais de grandes mudanças nas quotas de mercado das agências de viagens online ou de novas entradas por parte das agências de viagens online”.

Os principais intervenientes, Booking, Expedia e HRS, representam 92% da quota de mercado, pelo que esta situação é frequentemente descrita como um “oligopólio”. Entre eles, a Booking.com é “de longe” a agência online com a maior quota de mercado (67,7%), de acordo com o estudo.

Por outro lado, o estudo sublinha que algumas OTA’S utilizam estratégias comerciais, tais como a melhoria da visibilidade no seu sítio web, de modo a que “os hotéis lhes ofereçam os melhores preços e condições de quarto”.

No entanto, as comissões pagas pelos hotéis a estas agências “parecem ter-se mantido estáveis ou diminuído ligeiramente”, enquanto os preços dos quartos e a diferenciação da disponibilidade de quartos, tanto pelos hotéis como pelas agências, “parecem ter diminuído”.

Recorde-se que na semana passada, o CEO da Booking.com, Glenn Fogel, recusou a ideia de que a empresa é um ”monopólio”. “Quando alguém faz uma pesquisa de férias no Google, tem muitas opções e o Booking é uma delas. Em 2019, vendemos 100 mil milhões de dólares em produtos turísticos, de um mercado que gera 7 trilhões de dólares anualmente. Então, sou um monopólio ou uma percentagem bastante pequena do mercado?”, questiona.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img