O embaixador do Egito em Portugal, Wael El-Naggar, avançou ao TNews esta quinta-feira, 24 de julho, que “regressaremos no final do ano para lançar novamente a ligação [entre Cairo e Lisboa] com a EgyptAir”, com expectativas para “cada vez mais voos no próximo ano”.
Wael El-Naggar falava à margem das comemorações do Dia Nacional da República Árabe do Egito, que decorreram esta quinta-feira, 24 de julho, no Centro Ismaili de Lisboa. Questionado sobre o número de turistas portugueses no Egito até ao momento, o embaixador respondeu que “não tenho dados atualizados, mas sei que há muitos voos charter em curso neste momento e estamos a aumentar esse número”.
“Tínhamos a Egypt Air a trabalhar para aumentar o número [de voos], não só trade, mas de quaisquer viagens de turismo. Acredito que regressaremos no final do ano para lançar novamente a ligação com a Egypt Air, esperando que tenhamos cada vez mais voos no próximo ano”, revelou o embaixador ao TNews.
Recorda-se que, em julho do ano passado, a EgyptAir voltou a ligar a capital do Egito e Lisboa com uma rota direta, com duas ligações semanais, até esta ligação acabar por ser suspensa.
Para o embaixador, “Portugal não é só Portugal, mas um hub importante para outros países”, sublinhou. “Há aqui muitos expatriados — americanos, franceses, britânicos, alemães, e muitos turistas do Brasil”, acrescentou, adiantando que “estamos também a trabalhar na discussão de programas conjuntos entre o Egito e Portugal para nos promovermos em países como o Brasil”.


Este ano, a ocasião deu especial enfoque à inauguração da exposição do “Programa de Cidades Históricas de Aga Khan”, que leva a cabo projetos de recuperação urbana em centros históricos, e do catálogo “Os Artesãos de al-Darb al-Ahmar”, que mostra a arte dos artesãos egípcios que trabalham nesse distrito do Cairo.
Wael El-Naggar considera que esta oferta cultural tem “um grande potencial porque, quando se tem dois países com um contexto histórico como o Egito e Portugal, é muito interessante usufruírem da cultura um do outro”.
Neste sentido, “uma das principais questões é incentivar as pessoas a virem e conhecerem mais: sejam egípcios para virem a Portugal e conhecerem mais [sobre a cultura portuguesa], ou portugueses para irem ao Egito e conhecerem mais [sobre a cultura egípcia]”, indicou.
“Neste momento, criar uma ponte entre as pessoas é muito importante, e acredito que o melhor papel para isso é através da cultura. Os compromissos económicos são construídos com base em interesses, mas a cultura e a ligação entre as pessoas são a rede de segurança para o mundo nesta era de perturbação em todos os níveis”, disse ainda ao TNews.
No seu discurso, o embaixador do Egito em Portugal referiu que “a Rede de Desenvolvimento de Aga Khan demonstrou ser um exemplo notável de compromisso com o património, através das suas excecionais contribuições, como a restauração de monumentos islâmicos no Cairo Histórico”, considerando que esta iniciativa é “um testemunho poderoso da preservação cultural, regeneração urbana e empoderamento da comunidade”.
Wael El-Naggar destacou que as celebrações de 2025 têm “um enorme significado” por se tratar do “último Dia Nacional que tenho a honra de comemorar convosco como embaixador do Egito em Portugal”, já que regressará num futuro próximo ao Cairo para assumir o cargo de ministro adjunto dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos da Cultura Internacional e Educação.
O Dia Nacional do Egito coincidiu este ano com “um marco histórico, o 50.º aniversário da retoma das relações diplomáticas entre o Egito e Portugal, que marca cinco décadas de sincera amizade e compreensão mútua, bem como uma ordem de colaboração entre os nossos dois países”, frisou.



