A CCDR NORTE estabelece, na próxima sexta-feira, dia 12, um protocolo de cooperação com a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Porto e Norte, que marca um novo ciclo de cooperação estratégica. O acordo visa a criação, o desenvolvimento e a promoção de Rotas Turísticas de Património Cultural no Norte, designadas “Rotas do Norte”. A assinatura do protocolo acontece na Quinta de São Gens, na Senhora da Hora.
Este acordo, segundo o comunicado, tem como objetivo “colmatar uma lacuna estrutural na gestão e promoção turística dos ativos patrimoniais e artísticos do Norte de Portugal”. O projeto pretende construir e desenvolver diversas rotas turístico-culturais de património, arte e arquitetura contemporânea. As duas entidades trabalharão em conjunto para reconhecer formalmente os bens e valores culturais e organizá-los de maneira a promover sua atração turística.
O protocolo segue a deliberação recente da Autoridade de Gestão do NORTE 2030, que estabelece que o selo “Rotas do Norte” será um critério de admissibilidade para candidaturas a cofinanciamento europeu. Este programa tem como objetivo “reforçar o papel da cultura e do turismo sustentável no desenvolvimento económico, inclusão social e inovação social”, revela a CCDR NORTE em comunicado.
A sessão conta com a presença do presidente da CCDR NORTE, António Cunha; do vice-presidente da CCDR NORTE para a Cultura e Património, Jorge Sobrado; e do presidente da Direção da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.