Sábado, Fevereiro 24, 2024
Sábado, Fevereiro 24, 2024

SIGA-NOS:

Centro de Portugal, Alentejo e Estremadura reforçam estratégia de promoção conjunta

Autoridades de turismo das regiões Centro de Portugal, Alentejo e Estremadura espanhola reuniram-se em Évora para discutir a estratégia de promoção internacional da Euroace, uma região composta por essas três áreas. Durante a reunião, foram delineados os próximos passos a serem tomados para promover conjuntamente os destinos turísticos dessas regiões.

O plano de ação estabelecido esta quinta-feira visa continuar o desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, focando-se em áreas como Património da Humanidade da UNESCO, Gastronomia e Vinhos, Natureza e Turismo Espiritual. “São áreas em que o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola são particularmente ricos e em que está prevista a promoção conjunta em eventos internacionais de turismo, nomeadamente em congressos e feiras”, sublinha o Centro de Portugal em comunicado.

Durante a reunião, foram mencionados casos específicos, como o património romano em destinos como Mérida, Évora ou Condeixa-a-Nova, e a herança judaica em lugares como Castelo de Vide, Belmonte e Hervás, como fortes possibilidades de promoção conjunta a nível internacional.

Outros pontos destacados na reunião incluíram a identificação de fontes de financiamento partilhadas, incluindo a candidatura a projetos europeus, e a elaboração de um orçamento comum.

Representando o Centro de Portugal estavam a vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, e o presidente e vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente, juntamente com diretores de vários departamentos destes organismos. Pela TCP, participaram Sílvia Ribau e Adriana Rodrigues.

“As fortes relações que existem entre as três regiões, assentes na proximidade territorial, bem como na diversidade e riqueza dos territórios envolvidos, é uma vantagem competitiva, que permite a promoção conjunta dos principais ativos turísticos. Faz todo o sentido que nos apresentemos de forma conjunta e consolidada em eventos internacionais. Esta colaboração permite oferecer aos visitantes uma experiência turística única e abrangente”, afirma Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

Além disso, participaram na reunião José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, presidente da ARPT Alentejo, António Lacerda, diretor executivo da ARPT Alentejo, e Anabel Domínguez Pardo, diretora geral de Turismo da Junta da Estremadura, em Espanha.

A Eurorregião Euroace, estabelecida em 2009, abrange uma área de 92.500 quilómetros quadrados e possui uma população de 3,4 milhões de habitantes, representando cerca de 6% da população da Península Ibérica.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img