Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

SIGA-NOS:

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura reforçam estratégia de promoção turística

As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo, e Extremadura espanhola apresentaram na passada quinta-feira, dia 23, as iniciativas previstas para este ano na sua estratégia conjunta de promoção turística, que visa fortalecer a colaboração transfronteiriça a este nível.

O evento decorreu na FITUR no stand do Turismo da Extremadura, no Pavilhão 7, e reuniu personalidades de relevo do setor turístico de ambos os países.

As intervenções ficaram a cargo de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo de Portugal; Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal; Pedro Beato, vice-presidente da Turismo do Alentejo; e Jesús Viñuales, Diretor do Turismo da Extremadura.

Estiveram também presentes Jorge Loureiro, vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, entre outras personalidades.

As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar em Portugal, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market; uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.

Durante a sessão, Pedro Machado realçou as vantagens desta aliança. “A promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha. São regiões que têm as suas singularidades, mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, sublinhou. 

Anabela Freitas, por sua vez, destacou que “o mais importante desta parceria é o conceito de que somos dois países e um destino turístico. O turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”. 

Jesús Viñuales encerrou a sessão com exemplos concretos de produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto. Estes passam pelos espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img