A Turismo Centro de Portugal (TCP) e os seis municípios da região reconhecidos como Cidades Criativas pela UNESCO apresentaram esta terça-feira, dia 10, a Rede Oficial das Cidades Criativas UNESCO no Centro de Portugal.
A ocasião decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, com a presença das cidades de Castelo Branco e Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova e Leiria (Música), e Óbidos (Literatura).
A iniciativa conta com um investimento total de 1,4 milhões de euros, com o objetivo de estruturar uma oferta de turismo criativo inovadora e que gere impacto significativo a nível regional e nacional. A rede é liderada pela Covilhã.
O projeto prevê ações organizadas pelos diversos parceiros. À TCP cabe assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede. Aos seis municípios compete, em conjunto, iniciativas como uma exposição itinerante, programas de residências artísticas e sinalização dos itinerários turísticos, entre outras. À escala local, cada município assegura o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa.
Na apresentação da rede, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que “este projeto é uma verdadeira pedrada no charco naquilo que habitualmente se faz, ao juntar seis cidades na construção de uma urbe criativa conjunta”. “Atualmente, quem viaja escolhe destinos que combinam património com outros produtos turísticos. Esta rede alinha-se com essas tendências internacionais, assim como com os eixos de promoção definidos pelo Turismo de Portugal”, sublinhou.
Por sua vez, Luís Filipe, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), reforçou o impacto do projeto, sublinhando que “a candidatura teve uma avaliação muito positiva pela CCDR, devido à sua relevância para a coesão territorial. Este é um projeto que une três cidades do interior e três do litoral, promovendo a criatividade como estratégia de desenvolvimento. A marca UNESCO é uma mais-valia que nos permite atrair turistas e reter talentos qualificados, criando oportunidades para os nossos territórios. A energia e motivação demonstradas aqui hoje são o reflexo do potencial desta iniciativa, que conta com o total apoio da CCDR”.