Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
Quinta-feira, Janeiro 23, 2025

SIGA-NOS:

Centro Interpretativo “Os murais de Almada nas Gares Marítimas” abre em 2025

-PUB-spot_img

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um novo espaço cultural e turístico, será inaugurado nas Gares Marítimas de Lisboa, no Porto de Lisboa, em 2025.

O acesso às pinturas murais de Almada Negreiros, o maior conjunto de pintura mural do século XX, integram-se no centro interpretativo da vida e obra deste importante artista português. Os promotores do projeto são a Administração do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa.

Localizado na Gare Marítima de Alcântara, este Centro Interpretativo irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa ao longo de nove salas do piso 0, bem como a possibilidade de visita aos murais de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara e na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.

Este novo espaço cultural ficará integrado na oferta do eixo Alcântara-Belém e focar-se-á nos 14 painéis de pintura mural das Gares pintados por Almada Negreiros (6 painéis na Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos e 8 painéis na Gare Marítima de Alcântara), na importância da construção das Gares Marítimas e no seu papel histórico e social desde os anos 40 do século 20.

Nas nove salas, no piso 0 da Gare Marítima de Alcântara, o visitante poderá ter um conjunto de experiências digitais e interativas sobre o contexto de construção e decoração dos Terminais de Navegação, a relação entre o arquiteto Pardal Monteiro e o artista Almada Negreiros e os estudos de Almada Negreiros para as pinturas murais nas Gares Marítimas. Haverá ainda lugar para revisitar a Gare Marítima no contexto da II Guerra Mundial e nos famosos que passaram pela mesma, as partidas para a Guerra Colonial e o regresso dos portugueses das ex-colónias.

No novo Centro Interpretativo os visitantes poderão também conhecer o contexto da encomenda das obras ao artista e a polémica gerada à época com o resultado final, distante dos objetivos propagandísticos da ditadura.

Será ainda exposta a pegada artística de Almada Negreiros na cidade de Lisboa, bem como a sua documentação sobre as Gares Marítimas, nomeadamente depoimentos, entrevistas, notas, fotografias e reproduções de obras e documentos.

A Gare de Alcântara terá ainda um restaurante, concebido e decorado de forma a integrar-se no equipamento.

Durante alguns meses os visitantes poderão ainda assistir, ao vivo, ao processo de restauro dos murais.

Sponsored content by Visit Lisboa

1 COMENTÁRIO

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img