O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas”, um novo espaço cultural e turístico, será inaugurado nas Gares Marítimas de Lisboa, no Porto de Lisboa, em 2025.
O acesso às pinturas murais de Almada Negreiros, o maior conjunto de pintura mural do século XX, integram-se no centro interpretativo da vida e obra deste importante artista português. Os promotores do projeto são a Administração do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa.
Localizado na Gare Marítima de Alcântara, este Centro Interpretativo irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa ao longo de nove salas do piso 0, bem como a possibilidade de visita aos murais de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara e na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.
Este novo espaço cultural ficará integrado na oferta do eixo Alcântara-Belém e focar-se-á nos 14 painéis de pintura mural das Gares pintados por Almada Negreiros (6 painéis na Gare Marítima Rocha do Conde de Óbidos e 8 painéis na Gare Marítima de Alcântara), na importância da construção das Gares Marítimas e no seu papel histórico e social desde os anos 40 do século 20.
Nas nove salas, no piso 0 da Gare Marítima de Alcântara, o visitante poderá ter um conjunto de experiências digitais e interativas sobre o contexto de construção e decoração dos Terminais de Navegação, a relação entre o arquiteto Pardal Monteiro e o artista Almada Negreiros e os estudos de Almada Negreiros para as pinturas murais nas Gares Marítimas. Haverá ainda lugar para revisitar a Gare Marítima no contexto da II Guerra Mundial e nos famosos que passaram pela mesma, as partidas para a Guerra Colonial e o regresso dos portugueses das ex-colónias.
No novo Centro Interpretativo os visitantes poderão também conhecer o contexto da encomenda das obras ao artista e a polémica gerada à época com o resultado final, distante dos objetivos propagandísticos da ditadura.
Será ainda exposta a pegada artística de Almada Negreiros na cidade de Lisboa, bem como a sua documentação sobre as Gares Marítimas, nomeadamente depoimentos, entrevistas, notas, fotografias e reproduções de obras e documentos.
A Gare de Alcântara terá ainda um restaurante, concebido e decorado de forma a integrar-se no equipamento.
Durante alguns meses os visitantes poderão ainda assistir, ao vivo, ao processo de restauro dos murais.
Sponsored content by Visit Lisboa
Cpmo posso marcar uma visita de estudo para 20 alunos e 2 professores?