Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

Clérigos lançam na BTL o programa de comemoração da obra de Nicolau Nasoni

Assinalando os 250 anos do desaparecimento do autor de imponentes monumentos do Porto e Norte de Portugal como a Torre dos Clérigos e o Palácio do Freixo, a Irmandade dos Clérigos exaltará a memória de Nicolau Nasoni ao longo deste ano com diversos momentos culturais e uma ação de alusão às origens transalpinas daquele que ficou conhecido como o “Arquiteto do Porto”. O programa foi apresentado no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2023, no stand da Entidade de Turismo do Porto e Norte.

Já a partir deste mês, a agenda criada pelos Clérigos contempla a iniciativa “O Porto de Nasoni”, um conjunto de passeios mensais com duração de meio-dia, aos fins-de-semana. O historiador e arqueólogo Joel Cleto será o guia pela obra do ilustre arquiteto italiano neste conjunto de visitas em que serão convidadas figuras ligadas à obra e ao barroco, incluindo-se nos percursos monumentos da cidade do Porto, como a Sé e os próprios Clérigos, e também outros da região, designadamente em Lamego, onde se encontra o Chafariz do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e a capela-mor da Sé desta cidade da região de turismo do Porto e Norte de Portugal. A reserva para os passeios “Porto de Nasoni” pode ser feita no site dos Clérigos, por um valor de 20 euros: http://www.torredosclerigos.pt/

Outra das iniciativas da agenda será o Ciclo de Concertos Barrocos, na Igreja dos Clérigos, homenagem à música italiana e barroca em específico. Estes concertos decorrerão a 13 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 13 de julho, 14 de setembro e 5 de outubro, contendo peças tocadas no órgão de tubos e instrumentos vários, como saxofone.

Para lá das atividades por si projetadas, a Irmandade dos Clérigos presta ainda o seu apoio ao curso sobre Nasoni, iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto. Será precisamente nesta que é uma das obras-primas do “Arquiteto do Porto” que decorrerá uma das sessões deste curso neste mês de início das comemorações dos Clérigos neste ano em que se assinalam 250 anos do desaparecimento do mestre do Barroco.

Ainda em programa está o ciclo de conversa com especialistas sobre a obra e a vida de Nicolau Nasoni, momentos com transmissão online e onde os interessados são convidados a conhecer mais sobre um dos nomes maiores da arquitetura europeia.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img