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Como é que o Turismo da Irlanda está a emergir da pandemia? Com foco na sustentabilidade e apoio às empresas

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Depois de, em 2019, ter registado o melhor ano de sempre em termos turísticos, com mais de 11 milhões de visitantes internacionais, a Irlanda está a trabalhar numa nova Política Nacional de Turismo, de forma a garantir que a sustentabilidade esteja no centro da recuperação do setor, anunciou o Embaixador da Irlanda em Portugal. No seu discurso de abertura da conferência do Ireland Portugal Business Network* dedicada ao turismo, que decorreu no passado dia 28 de setembro, Ralph Victory afirmou que a pandemia foi uma “oportunidade de repensar e reavaliar a oferta turística da Irlanda e começar a abordar o desenvolvimento sustentável do turismo numa forma mais significativa durante a fase de recuperação e reconstrução que se seguiu a esta crise”.

Para a Irlanda, “ficou claro que o modelo tradicional de turismo estava a mudar e era necessária uma nova política nacional, alinhada com a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e também para refletir os compromissos contidos no Programa de Governo da Irlanda para 2020”.

Embora o foco inicial em 2020 e 2021 tenha sido ajudar o setor do turismo a sobreviver e recuperar da pandemia, o Grupo de Trabalho de Turismo Sustentável [estabelecido em 2016] voltou a reunir-se no final de 2021. Desde então, publicou uma série de ações que promovem práticas de turismo sustentável que podem “ser implementadas imediatamente” antes até da aprovação da nova política geral de turismo para o país, que está a ser desenvolvida.

Entre as ações já estabelecidas, estão o desenvolvimento de novas políticas, a construção de novas bases de evidências e fluxos de dados sobre e para operadores turístico, métodos de avaliação de impacto ambiental, medidas de consciencialização e educação, planeamento de negócios, gestão de destinos e melhores práticas de vendas e marketing. Para o embaixador da Irlanda em Portugal, essas ações “representam os primeiros passos da Irlanda nesta área. Percebemos que precisaremos fazer mais”.

“A nova Política Nacional de Turismo da Irlanda estabelecerá o caminho através do qual isso pode ser alcançado nos próximos anos de forma a garantir que a sustentabilidade esteja no centro da recuperação do setor”, afirmou.

Esta política será também sustentada por um programa de investimento de capital, que inclui o investimento no setor.

Já em 2022, o Governo irlandês alocou mais 67,6 milhões de euros às verbas do turismo, o que significou um aumento de 31% face a 2019. “Este aumento do financiamento está a ajudar as empresas de turismo vulneráveis a sobreviver até que o turismo internacional se recupere e também a apoiar a expansão da atividade de Marketing Turístico”, disse Ralph Victory.

Além disso, “conforme anunciado na semana semana no Orçamento do Estado da Irlanda para 2023, também foram garantidos mais 15 milhões de euros para a comercialização no exterior da Irlanda como principal destino de férias e outro montante de financiamento de 15 milhões de euros para medidas de apoio ao turismo interno”, acrescentou.

“Todos esses apoios tornaram-se ainda mais vitais à luz das consequências económicas e outras que resultaram para a economia europeia e global da invasão ilegal e ultrajante da Ucrânia pela Rússia e, por sua vez, os efeitos indiretos nos padrões de gastos dos consumidores e nos planos de viagem”, defendeu.

Neste contexto, o Turismo da Irlanda está atualmente a realizar o seu maior plano de promoção em 2022, para atrair fluxos turísticos estrangeiros para o país., através da campanha “Press the Green Button”.

Ralph Victory anunciou ainda que o Turismo da Irlanda está também a trabalhar numa estratégia a três anos (2023 – 2025) que “terá como objetivo reconstruir a nossa receita de turismo ao longo do tempo, bem como redesenhar a nossa abordagem para focar no desenvolvimento sustentável de uma indústria lucrativa de longo prazo”.

Tal como já havia dito em entrevista ao TNews, o embaixador da Irlanda em Portugal sublinhou o potencial de aprendizagem entre os dois países, sendo esta uma forma de beneficiarem “mutuamente, especificamente na área de turismo sustentável”.

No final, Ralph Victory realçou o potencial turístico da Irlanda e disse que “o país está muito aberto para negócios”. “É um lugar realmente maravilhoso para passar férias. A nossa paisagem é deslumbrante; o nosso povo é amigável e acolhedor; oferecemos aos nossos visitantes experiências de férias fantásticas e de classe mundial”.

A Irlanda recebeu mais de 11 milhões de visitantes internacionais, que geraram uma receita de mais de 5,9 mil milhões de euros. Nesse ano, o destino recebeu cerca de 100.000 visitantes de Portugal.

*O TNews foi media partner do evento

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