Um recente relatório revelou que a sustentabilidade, as experiências e a inovação podem impulsionar o sucesso a longo prazo do setor e reforçar as ligações com os viajantes.
Estas informações foram publicadas no Relatório de Viagens 2025, realizado pela Spark, agência de marketing especializada em viagens e hotelaria, que entrevistou mais de 20 agências de marketing independentes em 14 países (Canadá, Alemanha, Hungria, Índia, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Costa Rica, Grécia, México, Países Baixos, Suécia, Vietname) e 700 viajantes viajantes.
Para a Spark, os resultados foram “fascinantes”, mas as diferenças nas perceções dos consumidores e nas práticas das agências revelaram-se “intrigantes”.
Viagens sustentáveis
Os viajantes preocupam-se com a sustentabilidade e os profissionais de marketing estão prontos para o fazer. O segredo, segundo a análise, passa por destacar as viagens ecológicas como uma experiência agradável e indulgente. Para os viajantes, a sustentabilidade está a crescer, mas ainda não é universal. No entanto, as agências estão a apostar mais nesta questão, o que representa uma oportunidade de tornar as viagens mais apelativas e acessíveis.
O relatório destaca que 41,7% das agências incorpora a sustentabilidade nas suas campanhas. Além disso, revela que 24,1% dos consumidores tem “mais probabilidade” de escolher alojamentos ecológicos nas suas viagens.
Gastronomia local e entretenimento
O estudo afirma que a combinação de campanhas com histórias locais cria “ligações inesquecíveis”. “O amor dos viajantes pela comida e cultura locais é partilhado pelas agências, com os profissionais de marketing a apostar em campanhas criativas e apelativas para aprofundar estas ligações”, lê-se no relatório.
Esta tendência destaca uma oportunidade para as agências comunicarem melhor estas experiências como sendo fundamentais para uma viagem e não apenas um bónus.
18,6% dos consumidores considera a cozinha local “extremamente importante” numa viagem. Já 26,7% dos inquiridos tem mais probabilidade de experimentar alimentos desconhecidos durante a sua viagem. Por sua vez, 86,4% das agências classifica o turismo culinário como uma prioridade elevada.
Conteúdo gerado por um utilizador
Os viajantes procuram cada vez mais conteúdos autênticos e perceções do mundo real. 80% das agências concorda com esta tendência, classificando-a como “altamente impactante”.
As redes sociais continuam a ser o local onde os viajantes procuram inspiração e quando utilizadas podem ser uma fonte fiável para o planeamento de viagens. O Instagram foi considerado, por 65% das agências, a rede mais eficaz para envolver o público.
Inteligência Artificial em viagens
De acordo com o relatório, há uma oportunidade de desmitificar a IA e mostrar como a mesma pode tornar o planeamento de viagens mais fácil e divertido. As agências estão a usar cada vez mais a IA para personalizar o planeamento de viagens, enquanto os consumidores continuam hesitantes. Para colmatar esta lacuna, as agências devem tornar as ferramentas de IA intuitivas e mostrar aos viajantes como essas inovações melhoram a sua experiência. 15.2% dos consumidores usa ferramentas de IA no seu dia-a-dia.